O curso de Direito oferece muitas possibilidades de atuação. Assim, ao longo dos estudos, você pode identificar quais carreiras oferecem mais vantagens e são mais compatíveis com os seus objetivos profissionais.
É o caso do juiz de Direito, uma função com altas responsabilidades, mas que vem acompanhada de boas condições salariais. Nesse contexto, saber quanto ganha um juiz de Direito é interessante para quem tem interesse em seguir esse caminho.
Neste post, você vai saber mais sobre o salário de um juiz e as melhores estratégias para investir em uma carreira de sucesso nessa área do Direito!
Como funciona a carreira de juiz de Direito?
Esse profissional é o responsável por fazer a intermediação e o julgamento de casos judiciais e assegurar a aplicação da lei. Desse modo, avalia os procedimentos e as questões apresentadas pelas partes envolvidas no processo, a fim de trazer uma resolução justa e imparcial para o caso.
O juiz de Direito tem um papel fundamental para manter a aplicação e o respeito à Constituição Federal. Além disso, preza pelo seguimento de procedimentos legais nos julgamentos e pela proteção dos direitos das pessoas envolvidas.
Também é o juiz que conduz os processos e preserva a ordem nos tribunais. Sendo assim, ao escolher essa carreira, você precisa se preparar para seguir uma rotina profissional intensa e com muitas responsabilidades.
Em outras palavras, a pressão nessa profissão é alta. Afinal, é você quem vai determinar a pena de um indivíduo julgado e emitir as sentenças dos casos criminais. Além disso, a atuação ética, equitativa, imparcial e justa é fundamental para o cumprimento das funções.
Quanto ganha um juiz de Direito?
Os salários nessa área variam de acordo com a experiência de carreira, a localização e a posição assumida. Além disso, a jurisdição de atuação influencia na remuneração, assim como outros fatores profissionais.
O Conselho Nacional de Justiça descreve as remunerações dos magistrados conforme o tribunal e o estado de atuação. Segundo o Glassdoor, um juiz de Direito ganha geralmente a partir de R$ 29 mil por mês.
Como decidir pela carreira de Direito?
Escolher uma área de atuação não é uma tarefa fácil. Como existem muitas áreas do Direito, o que pode ajudar a saber o que você realmente deseja seguir é conhecer bem as possibilidades e entender quais competências você gostaria de aprimorar na carreira.
A seguir, confira algumas dicas para encontrar a melhor alternativa profissional!
Conheça as possíveis áreas de atuação
Aproveite o período da graduação para pesquisar o máximo possível sobre as opções disponíveis para seguir carreira. Com isso, você desenvolve uma visão mais ampla da realidade da atuação em Direito.
Além disso, observe quais são as principais exigências das áreas que você considera seguir. Afinal, algumas vão solicitar a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o que requer uma preparação extra.
Invista em conhecimento
O quanto você se dedica ao desenvolvimento pessoal e profissional também pode influenciar diretamente nos salários. Isso porque, à medida que melhora suas habilidades socioemocionais e competências técnicas, você consegue se destacar na carreira.
Por isso, não pare de estudar, mesmo depois de ter o diploma em mãos. Aposte em instituições de ensino com credibilidade para fazer sua graduação, pós-graduação, e até mesmo cursos livres para complementar. As especializações também podem contribuir para você se aprofundar em um determinado tema.
Trabalhe o networking
Os contatos que você desenvolve ao longo do curso de Direito e da sua carreira contribuem para o acesso a melhores oportunidades. Por isso, dedique-se a criar boas relações com pessoas da área.
Aproveite o contato com os docentes e os colegas de faculdade de Direito para formar uma rede sólida. Além disso, marque presença em eventos, congressos e cursos livres para fortalecer o networking e continuar conhecendo mais gente.
Conte também com o apoio das redes sociais para facilitar a aproximação com profissionais que você admira. O LinkedIn e o Instagram são ótimos para esse objetivo.
Exercite as habilidades
Quem escolhe estudar Direito precisa se preparar para fortalecer algumas habilidades essenciais para a carreira, independentemente da área de atuação escolhida, como:
- qualidade na comunicação;
- leitura de textos complexos;
- interpretação de contextos e textos;
- boa oratória;
- visão ética e imparcialidade;
- capacidade de argumentação.
Como dissemos, investir nas habilidades sociais e emocionais é uma boa forma de se diferenciar, complementando o conhecimento técnico e teórico em Direito.
Aposte no aprimoramento constante
O foco no crescimento é uma das melhores apostas para quem deseja ter uma carreira de sucesso, principalmente na área jurídica. Então, é fundamental conhecer e aplicar o conceito de lifelong learning, que consiste em continuar estudando ao longo de vida, independentemente das conquistas profissionais.
O aprimoramento constante é um grande diferencial para a trajetória profissional — e para o desenvolvimento pessoal! É assim que você pode aprender novas habilidades, adquirir conhecimentos e se dedicar para ser uma pessoa cada vez melhor.
Como entrar na faculdade de Direito?
Como você viu, a escolha da instituição de ensino impacta diretamente a experiência e as oportunidades de ter uma remuneração maior como juiz ou em qualquer outra função associada ao Direito.
Além disso, a preparação para o curso faz toda a diferença para conquistar uma vaga em uma instituição que oferece uma alta qualidade de ensino e trabalha com metodologias inovadoras, como a São Judas.
Por isso, é interessante você ficar por dentro de dicas para aumentar suas chances de entrar na faculdade:
- monte um cronograma de estudo com foco nas disciplinas com maior peso no vestibular, como Humanidades e Linguagens;
- comece a estudar o mais cedo possível;
- pratique a redação;
- faça simulados;
- conheça as regras do vestibular e do Enem;
- fique de olho nos prazos de inscrição e nas datas das provas.
Saber quanto ganha um juiz de Direito é só o primeiro passo para se preparar para uma carreira de sucesso. Conhecer os salários e pesquisar as oportunidades no mercado de trabalho também são etapas essenciais do seu planejamento para investir no crescimento profissional e conquistar os melhores resultados.
Gostou das dicas? Conte com a São Judas para construir um futuro promissor. Saiba mais sobre o curso de Direito!