Sim, um diploma de graduação é um ótimo “ponto de partida” para uma carreira de sucesso. Mas, para quem alçar voos ainda maiores, realizar uma pós-graduação é um instrumento necessário para se diferenciar no mercado de trabalho.
Portanto, após a conclusão de um curso de nível superior, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo, é necessário que o profissional invista em uma especialização. Um ótimo meio para se aprofundar em áreas específicas e, com isso, ganhar destaque no seu nicho de atuação.
No entanto, é justamente nessa hora que surge a dúvida quanto ao que é melhor escolher: pós-graduação ou MBA?! Você também não sabe bem qual caminho seguir?
Foi pensando em facilitar esse processo que nós produzimos um conteúdo com todas as informações necessárias para auxiliá-lo na escolha. Então, continue a leitura e descubra se você deve investir em uma pós-graduação ou em um MBA. Vamos lá!
O que é uma pós-graduação?
O primeiro passo para decidir entre pós-graduação e MBA é, de fato, entender as características de cada modalidade. Então, para começar, é preciso considerar que a pós-graduação consiste em uma formação que deve ser iniciada após a conclusão de um curso de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo. Inclusive, vale dizer que existem diferentes tipos de pós, como a lato sensu e a stricto sensu. Ambas têm as suas particularidades.
No caso da lato sensu, por exemplo, todo o ensino é voltado para o desenvolvimento do próprio profissional, com enfoque no aprendizado relativo a alguma área do mercado de trabalho — aquela que for do interesse do estudante. Ou seja, trata-se de uma alternativa bastante recomendada para profissionais de variados setores do mercado que desejam se aprofundar em algum assunto específico.
Já a stricto sensu visa ao aprendizado direcionado para o universo acadêmico. Em linhas gerais, estamos falando dos mestrados e dos doutorados. Logo, como você pode imaginar, a opção é indicada para os profissionais que têm vontade de construir uma sólida carreira acadêmica, seja atuando no magistério, seja alavancando os seus estudos no campo de pesquisas científicas.
A duração
Como estamos nos referindo a dois programas adequadamente estruturados, é natural que a pós-graduação tenha uma duração mais extensa. Então, enquanto o mestrado pode durar aproximadamente dois anos, o doutorado tende a levar até quatro anos para ser finalizado.
O que é o MBA?
Em contrapartida, temos o MBA, uma sigla muito usada para se referir ao termo Master in Business Administration, que, em tradução para o português, quer dizer “Mestre em Administração de Negócios”. No entanto, apesar de carregar o termo “mestre”, é superimportante ressaltar que o MBA não é válido como um mestrado no mercado de trabalho.
Na verdade, a opção é considerada uma espécie de pós-graduação lato sensu, bem mais focada na área da administração, dos negócios e da gestão, mas também, com a possibilidade de englobar outros campos, como marketing, tecnologia da informação e até agronegócio. Sendo assim, não é errado dizer que o MBA é um tipo de especialização, viu?!
Contudo, é necessário ter em mente que nem toda pós-graduação deve ser considerada um MBA. Hoje em dia, a modalidade é muito procurada por gestores e/ou profissionais que desejam atuar em posições de liderança.
Inclusive, outro diferencial que merece atenção é o fato de que o MBA consiste em um ensino mais direcionado para a prática e para o enfrentamento dos desafios inerentes ao mercado de trabalho. Para se ter uma ideia, boa parte dos MBAs costuma durar 360 horas, ou seja, até um ano e meio.
Quais são as diferenças entre pós-graduação e MBA?
Para escolher entre pós-graduação e MBA, é necessário que o estudante tenha em mente os principais elementos que distinguem ambas as modalidades. Como falamos, o MBA e a pós-graduação lato sensu apresentam uma abordagem bem mais profissional; já as opções stricto sensu são voltadas para o ramo acadêmico.
Dito isso, o que realmente diferenciará o MBA dos demais cursos de pós-graduação lato sensu é o direcionamento. O Master in Business Administration tem foco no mundo dos negócios, gestão e administração.
Aliás, por se tratar de um aprendizado “mais profissional” e que promove um aprofundamento no gerenciamento empresarial, a alternativa, como vimos, pode ser interessante para quem já tem alguma experiência no setor.
Seja como for, é indiscutível que ambas as modalidades são ótimas soluções para enriquecer um currículo profissional. No mesmo sentido, as duas alternativas auxiliam o estudante a expandir a sua rede de networking, conhecendo outros profissionais com interesses em comum, o que tende a ampliar as oportunidades de carreira.
Como escolher entre pós-graduação e MBA?
Até aqui, abordamos as distinções entre as modalidades, certo?! Entretanto, caso você ainda não saiba se deve escolher uma pós-graduação ou um MBA, vale muito a pena considerar alguns fatores antes de efetivamente “bater o martelo”. Então, com o intuito de darmos aquele “empurrãozinho” que faltava, a seguir, nós listamos 3 aspectos que jamais devem passar despercebidos nesse processo. Vamos conferir?!
1. Considere seus objetivos
O primeiro passo envolve identificar com clareza seu foco profissional e suas expectativas em relação à especialização escolhida. Nesse sentido, caso você esteja em busca de um curso voltado para alguma área específica ou queira começar a atuar em um novo segmento, a pós-graduação pode ser a melhor alternativa. Contudo, se a sua ideia envolve conquistar um direcionado para a gestão de negócios e administração empresarial, vale a pena investir no MBA.
2. Saiba quais são os pré-requisitos para o ingresso na especialização
Independentemente de ainda ter dúvidas quanto à sua escolha, é necessário observar as exigências básicas para ingressar na formação.
Sem dúvida alguma, ter um diploma de graduação representa o requisito mais relevante, porém existem outros fatores que podem, sim, estar inclusos no rol.
Em alguns casos, por exemplo, é feita uma análise do currículo do candidato, principalmente quando falamos de mestrado e de doutorado.
3. Avalie o corpo docente
Tanto os cursos de pós-graduação, quanto os cursos de MBA contam com um coordenador. Via de regra, esse profissional é encarregado do projeto de ensino e da sua qualificação. Além disso, há professores especialistas, que irão preparar os materiais didáticos e ministrarão as aulas ao longo da formação.
Portanto, com essas informações em mente, torna-se possível perceber o quão relevante é conhecer esses nomes que vão acompanhar você ao longo de sua jornada de aprendizado. Inclusive, caso essas informações não estejam disponíveis no site da Instituição de Ensino Superior (IES), uma boa pedida envolve fazer essa pesquisa checando o LinkedIn dos professores e os respectivos perfis na Plataforma Lattes.
Quanto mais qualificados forem esses especialistas, maiores serão também as chances de que sua especialização conte com um corpo docente de excelência, pronto para prepará-lo para a próxima etapa da sua vida.
Analisar a reputação da Instituição Superior de Ensino é outro ponto importante durante esse momento decisivo. Então, certifique-se de que ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e tem um bom conceito médio segundo o Índice Geral de Cursos (IGC).
Como visto, hoje em dia, investir em uma especialização é uma ótima saída para aquecer sua carreira, preparando-se para se destacar no mercado e vencer qualquer desafio profissional.
E, no momento de escolher um curso, é determinante apostar em uma Instituição de Ensino Superior de qualidade, que tenha tradição e que seja voltada à formação dos líderes do futuro. Esse é o caso da Universidade São Judas, que já carrega mais de 50 anos de história.
Agora que você já sabe como escolher entre pós-graduação e MBA, que tal dar uma olhada no nosso site e obter mais informações a respeito dos cursos que oferecemos?
Aproveite também para conferir nosso conteúdo exclusivo que ensina como montar um bom plano de carreira e potencialize as suas chances de atingir patamares superiores!