O que é plano de carreira e como criar um?

SUMÁRIO

Atualmente, organização e planejamento são verdadeiras “palavras de ordem” para quem quer crescer no mercado de trabalho. Esteja você à procura de uma oportunidade de emprego ou no início da sua jornada acadêmica, diante do cenário altamente concorrido, é necessário pensar em como se desenvolver profissionalmente e por quais caminhos seguir para ter sucesso. Ou seja, é imprescindível traçar um plano de carreira.

Na prática, a ideia por trás da iniciativa é muito simples: basta entender quais são suas habilidades, quais são os aspectos que você precisa melhorar e qual é o futuro que você almeja. A partir disso, torna-se viável elaborar uma espécie de plano de ação que envolva estratégias e boas práticas para evoluir de modo contínuo.

E então? Quer tirar todas as dúvidas sobre o assunto e saber exatamente o que é um plano de carreira, como elaborá-lo, entre outros pontos relevantes? Continue a leitura!

O que é um plano de carreira?

Se trata de um conjunto de estratégias e de ações elaboradas com o objetivo de alcançar as metas profissionais. O instrumento pode ser definido como um “roteiro” que guia um indivíduo ao longo da trajetória, permitindo que ele planeje e desenvolva habilidades, conhecimentos e competências em busca da sua realização nesse âmbito.

Normalmente, o plano é composto por diversas etapas — desde a definição de objetivos a longo prazo até o estabelecimento de metas específicas e de iniciativas concretas para alcançá-las. O propósito é bastante simples: garantir uma visão clara do que é preciso fazer para se desenvolver.

Além disso, é natural que o documento abranja a identificação de oportunidades de evolução, uma variedade de cursos e de treinamentos que façam sentido para o seu contexto, a busca de novas experiências e de desafios e a avaliação contínua do seu desempenho e dos resultados alcançados. Mas, afinal, por que é tão interessante traçar um plano de carreira?

A seguir, listamos os principais benefícios:

  • orientação — o plano de carreira vai ajudar você a entender mais a fundo os seus objetivos profissionais, auxiliando-o a tomar decisões mais conscientes e a manter o foco em metas;
  • crescimento — a partir do estabelecimento de metas específicas e da busca constante de novas oportunidades de desenvolvimento, você também poderá crescer profissionalmente e alcançar novos patamares na sua carreira;
  • valorização — ao investir no seu desenvolvimento profissional, é natural que você se torne mais valorizado no mercado de trabalho, o que tende a resultar em melhores oportunidades de emprego e, inclusive, em salários mais altos;
  • autoconhecimento — o plano de carreira também pode ajudá-lo a identificar as suas principais habilidades, interesses e valores, viabilizando que você escolha um caminho profissional que esteja alinhado com as suas preferências pessoais;
  • motivação — ao ter um plano claro e bem-feito, a tendência é de que você se sinta mais motivado a ir atrás da concretização das suas metas, o que pode resultar no aumento dos níveis de satisfação pessoal e profissional;
  • autonomia — mais um benefício desse planejamento é passar a ter um maior controle da sua própria trajetória profissional, fazendo escolhas mais conscientes, como dito, e assumindo a responsabilidade pelo seu desenvolvimento;
  • flexibilidade — todas as vantagens citadas acabam por ser complementadas pela flexibilidade, já que o plano de carreira pode ser adaptado ao longo do tempo, o que possibilita que você faça ajustes na sua jornada à medida que surgem novas oportunidades e desafios.

Ou seja, resumidamente, o plano de carreira é uma ferramenta muito poderosa para quem busca crescimento e realização profissional. De modo geral, o instrumento é de grande auxílio no momento de identificar os objetivos almejados, de traçar um caminho para alcançá-los e de investir no autodesenvolvimento, resultando na ampliação das oportunidades de sucesso e da satisfação.

Quais são os tipos de planos de carreira?

Antes de entender como elaborar o seu próprio plano de carreira, é importante conhecer esse conceito mais a fundo, o que envolve dominar os seus diferentes tipos e as diversas abordagens que podem ser seguidas para alcançar os seus objetivos. Veja a seguir:

Plano de carreira em Y

Esse modelo que divide a carreira em duas direções: gestão e especialização técnica. Essa opção é bem comum em empresas que valorizam o desenvolvimento profissional direcionado a dois caminhos distintos, permitindo que o colaborador possa escolher o que deseja seguir.

No formato, é possível, então, decidir de que forma continuar a “caminhada profissional” a partir de um determinado ponto. Na prática, é necessário refletir se você quer se tornar um especialista em um campo específico ou se prefere ser promovido para uma posição gerencial, o que expande as suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho — e na organização empregadora.

Plano de carreira em W

Já esse plano é uma variação do modelo em Y, em que há uma terceira opção: a mudança de área. Nesse caso, o colaborador pode escolher entre seguir a carreira técnica, optar pela carreira gerencial e mudar de segmento dentro da própria companhia.

O objetivo principal do formato é viabilizar uma visão mais ampla da empresa, possibilitando o seu desenvolvimento em diferentes áreas. Afinal, é preciso haver flexibilidade também, concorda? Portanto, o intuito é levá-lo a considerar que existem outros caminhos a seguir profissionalmente.

Plano de carreira em L

O formato em L é uma opção que permite o crescimento profissional dentro de uma mesma área ou de um departamento específico. No modelo, você pode evoluir na sua carreira a partir de promoções, de aumentos salariais e de outras formas de reconhecimento.

O formato em L é bastante comum em organizações com estruturas mais verticalizadas, nas quais o desenvolvimento ocorre dentro de um mesmo setor. Para quem já conquistou um espaço no mercado de trabalho — mesmo que seja um estágio, por exemplo —, essa é uma alternativa muito interessante para o seu crescimento interno.

Plano de carreira em T

Quando se fala no formato T, esse é um modelo que permite que o profissional desenvolva habilidades e conhecimentos em áreas distintas dentro da companhia. No formato, via de regra, o colaborador também pode escolher entre evoluir continuamente em uma área técnica e optar por atuar em uma área gerencial.

A ideia é de que o talento tenha uma visão mais ampla da organização e possa exercer atribuições em diferentes setores, aumentando a sua capacidade de liderança e de gestão. Inclusive, esse é um dos cenários ideais para quem está iniciando a carreira, já que é viável aprender com diversos profissionais e elevar o nível das suas competências, tornando-se mais qualificado.

Plano de carreira individualizado

Já essa alternativa foca em definir os seus próprios objetivos e as suas estratégias de desenvolvimento. No formato em questão, você pode escolher os caminhos que deseja seguir e determinar os prazos e as metas para o atingimento dos seus propósitos.

Aliás, essa opção valoriza muito a autonomia e a responsabilidade do colaborador em relação ao seu próprio desenvolvimento profissional. Inclusive, outro benefício do plano de carreira individualizado é a flexibilidade, que não o prende a uma trajetória de sucesso única e “engessada”.

Como é possível traçar um plano de carreira?

Como vimos, um planejamento profissional é uma ferramenta altamente valiosa para quem quer alcançar os seus objetivos e avançar na sua trajetória profissional. No entanto, elaborá-lo requer a observância de alguns passos superimportantes — mesmo que não haja necessariamente uma “receita de bolo”. A seguir, elencamos os principais para ajudá-lo nessa missão:

Faça uma autoavaliação

O primeiro passo para traçar um plano de carreira é fazer essa avaliação honesta sobre seus pontos fortes e fracos, bem como dos objetivos de carreira e habilidades. Uma boa pedida é criar uma lista das suas conquistas e analisar em quais áreas você é mais competente e em quais precisa melhorar.

Outra medida válida é também levar em conta os seus valores e os seus interesses pessoais e profissionais para criar um plano que esteja alinhado com os seus propósitos de vida. Essa etapa é determinante porque é o passo inicial para todos os outros que vêm a seguir, garantindo o melhor direcionamento possível.

Defina as suas metas de carreira

Com base na autoavaliação anterior, estabeleça as suas seus objetivos no curto, de médio e de longo prazo. Lembre-se de que elas devem ser realistas e alcançáveis, mas também desafiadoras o suficiente para motivá-lo a trabalhar a fim de concretizá-las.

Nesse momento, inclusive, o ideal é traçar metas específicas e mensuráveis, como conquistar uma promoção em um determinado período ou desenvolver uma nova habilidade em “X” meses. Esse tipo de iniciativa vai ajudá-lo a manter o foco e a monitorar o seu progresso ao longo do tempo, evitando que você se distraia com outras questões.

Pesquise o mercado de trabalho

Para alcançar uma compreensão clara das suas oportunidades de carreira, entenda mais sobre o cenário dentro da sua área de atuação. O recomendável é fazer uma análise das tendências mercadológicas, das demandas dos empregadores, das skills mais requisitadas e das oportunidades de crescimento profissional.

Também é válido checar a remuneração média para as diferentes posições que você almeja para ter a certeza de que as suas metas de carreira são realmente viáveis. Acredite: por mais que você tenha bastante afinidade com um campo específico, o ideal é conferir se a valorização atual da profissão está dentro do desejável e alinhada ao seu planejamento.

Identifique eventuais lacunas de habilidades

A partir das informações coletadas na pesquisa de mercado, entenda quais são os pontos fracos no seu conjunto de habilidades que podem impedi-lo de alcançar as suas metas. Aliás, estamos falando de uma prática fundamental no início da sua jornada, mas que também vai se fazer presente em outros momentos da sua carreira.

Para tornar mais simples esse processo, verifique se há competências específicas que você precisa desenvolver ou aprimorar para aumentar a sua empregabilidade e ser mais bem-sucedido. Normalmente, é possível trabalhá-las por meio de treinamentos, cursos ou certificações profissionais — e várias dessas alternativas são gratuitas.

Encontre as suas melhores skills

Mais uma medida indispensável é reconhecer quais são as suas melhores habilidades e, então, descobrir como usá-las para avançar na sua carreira. Na prática, o ideal é refletir acerca de como as suas habilidades podem ser aplicadas em diferentes contextos e de que forma podem ser usadas para enfrentar desafios e agarrar oportunidades.

Além disso, é interessante aprender como destacar essas competências no seu currículo e, claro, durante as entrevistas de emprego. Afinal, são esses os pontos que devem ganhar mais foco na condução do bate-papo com o recrutador, por exemplo, garantindo que o entrevistador seja impactado positivamente.

Crie um plano de ação

Agora que você já está a par de todos os tópicos anteriores, é hora de “quebrar” todas essas informações vistas em etapas menores e mais gerenciáveis. Uma boa alternativa é começar listando as fases pelas quais você precisa passar para alcançar os seus objetivos de carreira. A ideia é traçar ações que sejam mais facilmente colocadas em prática no dia a dia.

Por isso, estabeleça prazos realistas para cada uma delas e identifique os recursos de que você precisa dispor para executá-las. O propósito é evitar que você fique muito distante das metas principais, já que isso pode distanciá-lo do sucesso profissional.

Implemente-o

O próximo passo é justamente colocar o plano em prática. Portanto, concentre-se nos seus objetivos e trabalhe diligentemente para alcançá-los. Além disso, monitore o progresso regularmente e faça ajustes conforme for necessário.

Faça avaliações constantes

Avaliar o seu progresso regularmente é importante, como dito, principalmente para garantir que você permanece no caminho certo para alcançar os propósitos inicialmente definidos. Então, analise os resultados atingidos e faça ajustes no seu plano de carreira quando for cabível.

Essa cautela viabilizará eventuais mudanças e adequações ao longo do caminho. Assim, os riscos de direcionar continuamente o seu esforço a um objetivo que talvez não seja mais relevante conforme a sua realidade atual serão menores.

Recorra a treinamentos, cursos e capacitações

Para alcançar objetivos de carreira, é possível que seja necessário adquirir novas habilidades ou até aprimorar as já existentes. Então, pesquise as oportunidades de treinamento disponíveis em sua área de atuação e verifique a relevância dos cursos para alcançar os objetivos definidos.

Além disso, uma boa pedida é estabelecer metas para aprimorar suas competências e conhecimentos. Assim, a sua carreira sempre estará em desenvolvimento, alinhando-se às tendências e às novidades do mercado, de modo que você mantenha um currículo valorizado.

Procure a ajuda de pessoas experientes

Por fim — mas não menos importante —, buscar por conselho de quem entende do assunto pode ser de grande valia para a elaboração do seu plano de carreira. Afinal, profissionais com mais tempo de mercado e com uma experiência mais ampla podem oferecer insights incríveis sobre a sua área de atuação, além de possíveis contatos e oportunidades.

A propósito, mentores podem ajudá-lo a identificar pontos fortes e fracos, aconselhando-o sobre como se desenvolver profissionalmente.

A verdade é que, em um mercado tão competitivo como o atual, é muito importante pensar em meios de se desenvolver e de se destacar. Por isso, elaborar um plano de carreira é essencial para o seu futuro profissional, já que essa organização vai permitir que você encontre as melhores oportunidades e tenha uma trajetória bem-sucedida.

A leitura do post foi produtiva? Aproveite, então, para conferir outro conteúdo completo do nosso blog em que explicamos o que são soft skills e hard skills, habilidades essenciais para o seu desenvolvimento!

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