Afinal, o que é vestibular? Entenda como funciona!

SUMÁRIO

Entender o que é vestibular é fundamental para quem tem a intenção de ingressar em um curso de Ensino Superior, já que se trata de uma das formas mais comuns de acessar uma educação de qualidade. Principalmente se o foco é ingressar em uma Instituição de Ensino Superior (IES) com uma boa infraestrutura e, claro, renomada no mercado.

Afinal, qual é o propósito de um vestibular? Quais são as etapas pelas quais os candidatos passam? Algumas dúvidas são muito comuns — especialmente para quem está começando a planejar a própria jornada profissional.

Então, para esclarecer os principais questionamentos, preparamos um conteúdo bastante completo com tudo que você precisa saber sobre o tema. Continue a leitura e descubra como se preparar da melhor forma para o seu próximo grande desafio!

O que é vestibular?

Em termos gerais, o vestibular é um processo seletivo que tem como objetivo avaliar o conhecimento de quem deseja ingressar em uma IES. Normalmente, essa avaliação é feita por meio de provas que abrangem diferentes áreas, como Matemática, Português, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

Como introduzido, trata-se de uma das principais formas de seleção utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Inclusive, a seletiva por meio do vestibular, via de regra, é rigorosa, já que o número de vagas é limitado, e a concorrência tende a ser alta. Por isso, é preciso se preparar adequadamente para enfrentar esse desafio — por exemplo, por meio da elaboração de um plano de estudo.

A propósito, nessa preparação, é comum que os candidatos recorram a simulados, dicas de estudo e a aulas preparatórias, além de manterem um estudo constante das disciplinas que serão avaliadas no processo seletivo. Outro ponto relevante envolve a atenção aos prazos e às exigências da IES em relação à inscrição e à documentação necessária.

Ou seja, em suma, pode-se afirmar que o vestibular marca um momento decisivo na vida de quem almeja iniciar uma trajetória acadêmica, haja vista que determina o acesso aos cursos de graduação nas IES, viabilizando a conquista da vaga dos seus sonhos.

Qual é o seu objetivo?

Afinal, qual é o propósito de um vestibular? Bem, na prática, a ideia é muito simples: avaliar o nível de conhecimento e as habilidades dos candidatos para determinar se eles estão aptos — ou não — para o ingresso no curso de graduação. Diante disso, a seguir, veja quais são os principais objetivos do exame aplicado!

Seleção dos candidatos

Como vimos, o principal objetivo do vestibular é selecionar os candidatos que obtêm a melhor pontuação para o ingresso nos cursos de Ensino Superior. Portanto, a partir da aplicação do exame, a IES pode avaliar os conhecimentos e as habilidades dos inscritos para analisar a sua aptidão ao ingresso em um determinado curso.

Avaliação dos conhecimentos

Como também pontuado, o vestibular é uma forma de avaliar o nível de conhecimento dos candidatos em diversas disciplinas, a exemplo de Matemática, Português e outras. Inclusive, o exame é projetado para testar a compreensão dos inscritos em relação aos conceitos fundamentais, às competências relativas à resolução de problemas e ao pensamento crítico.

Equidade no acesso à educação

Outro propósito do vestibular é garantir que o processo de seleção seja justo e equitativo. Ou seja, idealmente, todas as pessoas devem ter a mesma oportunidade de ingressar em uma IES — independentemente de raça, gênero, origem socioeconômica, entre outras características pessoais.

Melhoria da qualidade do ensino

A partir da avaliação do nível de conhecimento e das habilidades dos candidatos, as Instituições de Ensino Superior podem identificar as áreas em que os inscritos têm mais dificuldades. Dessa forma, torna-se viável desenvolver estratégias em prol da melhoria da qualidade do ensino oferecido.

Medição do desempenho da IES

Outro fator interessante é que o desempenho dos inscritos no vestibular também pode se revelar um indicativo que serve para medir a qualidade da Instituição de Ensino Superior. Afinal, uma IES que atrai candidatos altamente qualificados geralmente tem uma reputação mais forte e uma imagem institucional bastante positiva no âmbito acadêmico.

De modo geral, como funciona o vestibular?

Apesar de existirem diferenças de IES para IES, via de regra, o processo seletivo costuma ser parecido. Na prática, normalmente, há uma divisão em várias etapas, que abrangem desde a inscrição até a verificação dos resultados.

Inscrição

A primeira fase do vestibular é a inscrição, que, hoje em dia, geralmente, é feita pela Internet. Comumente, o candidato deve preencher um formulário com os seus dados pessoais e com as informações sobre o curso no qual deseja ingressar. Também é preciso pagar uma taxa de inscrição — que tende a variar de acordo com a IES e a graduação escolhida.

Aplicação da prova objetiva

A aplicação da prova objetiva é a etapa mais conhecida do vestibular. O exame consiste em um conjunto de questões de múltipla escolha que abarcam, como dito, várias áreas do conhecimento.

Geralmente, cada IES define o formato da prova aplicada. Contudo, é comum que a duração seja de quatro a cinco horas.

Aplicação da prova discursiva

Além da aplicação da prova objetiva, muitas IES aplicam uma prova discursiva, que avalia a capacidade de escrita e de argumentação dos candidatos. Essa etapa pode envolver a elaboração de uma redação, de um texto dissertativo ou de uma análise de caso, por exemplo.

Redação

A redação — quando exigida — é uma das fases mais relevantes do vestibular, já que muitas IES dão grande importância para essa avaliação. Nessa etapa, o candidato deve elaborar um texto sobre um tema que é proposto pela banca examinadora, demonstrando conhecimento acerca do assunto e uma boa argumentação.

Aplicação de provas específicas

Em alguns casos — dependendo, principalmente, do curso escolhido —, a IES pode exigir a aplicação de provas específicas. Os exames avaliam conhecimentos mais aprofundados em determinadas áreas e são mais comuns em algumas graduações, como Medicina e Direito.

Acesso à divulgação dos resultados

Depois que todas as etapas do vestibular foram concluídas, é esperado que a IES divulgue os resultados. Há casos em que os candidatos podem consultar a sua pontuação na Internet, mas, em outros, a IES envia o resultado por correio ou disponibiliza no seu portal.

Realização da matrícula

Após a divulgação dos resultados, os candidatos aprovados devem fazer a sua matrícula na IES. Nesse momento, via de regra, é preciso apresentar diversos documentos, como o RG, o CPF, um comprovante de residência, o histórico escolar, entre outros.

O número de etapas envolvidas no processo reforça a importância de se preparar com antecedência, estudando e se dedicando para alcançar um bom desempenho no exame.

Quais são os tipos mais comuns de vestibulares?

Vimos o que é vestibular e entendemos que o exame é o principal meio de ingresso nas Instituições de Ensino Superior no Brasil, certo? No entanto, você sabia que existem diferentes tipos de vestibulares?

Cada um tem as suas próprias características e peculiaridades. Nas próximas linhas, vamos explicar quais são os principais tipos de vestibulares e, de forma geral, como funcionam.

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é o modelo mais antigo e, inclusive, o mais utilizado no Brasil. Nesse tipo de processo seletivo, a IES aplica provas objetivas e discursivas para avaliar os conhecimentos dos candidatos em diferentes disciplinas, como Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Os exames geralmente têm uma duração de quatro a cinco horas. Além disso, via de regra, são aplicados em um único dia.

Vestibular seriado

O vestibular seriado, diferentemente do formato anterior, é um modelo de processo seletivo em que os inscritos fazem as provas de forma escalonada — geralmente, ao final de cada ano do Ensino Médio. Os exames são avaliados de modo independente e compõem a nota final do candidato.

Dessa maneira, é possível analisar o nível de desempenho dos inscritos ao longo de todo o Ensino Médio, em vez de fazê-lo apenas na conclusão.

Vestibular agendado

O vestibular agendado é um modelo de processo seletivo em que o candidato pode escolher a data e o horário em que fará a prova, mas dentro de um período determinado pela IES. O formato é bastante flexível e permite que o inscrito escolha o melhor momento para prestar o exame, de acordo com a sua disponibilidade e levando em conta a sua preparação.

Vestibular por habilidades específicas

O vestibular por habilidades específicas é um modelo de seleção adotado por algumas Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos na área de Artes, como Teatro, Dança, Música, Cinema e Artes Visuais. No formato, além das provas objetivas e discursivas, geralmente, os inscritos devem fazer testes práticos que avaliam as suas habilidades específicas na área que desejam cursar.

Vestibular social

O vestibular social é um modelo seletivo praticado por algumas Instituições de Ensino Superior que buscam ampliar o acesso de estudantes de baixa renda aos cursos de graduação. No formato, os candidatos são selecionados com base em critérios socioeconômicos, como a renda familiar e o grau de escolaridade dos pais. Geralmente, uma IES que implementa esse modelo oferece bolsas de estudo para os aprovados.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é, como o próprio nome já sugere, um exame cuja aplicação é feita pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país. A prova é utilizada como um meio de acesso a inúmeras IES — sejam privadas, sejam públicas.

Além disso, a nota do ENEM pode ser usada para conseguir bolsas de estudo em programas governamentais, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

SISU

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é gerenciado pelo MEC, que faz uso das notas obtidas no ENEM para a seleção de candidatos visando ao preenchimento de vagas em Instituições Públicas de Ensino Superior. O SISU acontece duas vezes por ano, e os interessados podem se inscrever em até duas opções de curso.

As vagas são preenchidas de acordo com a ordem de classificação dos inscritos. Nesse caso, a nota do ENEM e as cotas para estudantes de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência (PCD) também são levadas em consideração.

Vestibular para cursos a distância

O vestibular para cursos a distância é um modelo de processo seletivo utilizado por Instituições de Ensino Superior que oferecem cursos de graduação e de pós-graduação a distância. No formato, os candidatos fazem a prova pela Internet em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Além disso, a IES pode utilizar outros critérios de seleção, como análise curricular e entrevistas.

Resumidamente, cada IES pode adotar diferentes modelos de vestibular de acordo com as suas próprias necessidades e características. A propósito, é bem comum que elas combinem processos seletivos distintos, como é o caso do vestibular seriado, que pode ser aplicado em conjunto com outras opções.

Na prática, essa variedade tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior para estudantes de diversos perfis socioeconômicos e culturais. Diante disso, é indicado que os interessados busquem entender quais são as principais características de cada exame e os desafios a serem “driblados” para direcionar adequadamente o seu estudo.

Existem formas de ingresso simplificado na faculdade?

Além de todas essas alternativas, existem, sim, formas de ingresso simplificado na faculdade, como o processo que a Universidade São Judas oferece. Na prática, trata-se de uma maneira de seleção de candidatos que tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior para quem não teve oportunidade de realizar um curso pré-vestibular e/ou não tirou uma nota elevada no Enem.

Aliás, esse modelo de ingresso é voltado para estudantes que desejam cursar uma graduação na São Judas e que tenham concluído o Ensino Médio há, no máximo, dez anos. O processo se inicia com a inscrição do candidato no curso de graduação de sua escolha.

Após esta etapa, o candidato precisa redigir uma carta de apresentação. Nela o aluno deve expor seus motivos para querer ingressar no curso escolhido, suas expectativas em relação a ele e os desafios profissionais que espera enfrentar na área.

Esta abordagem permite que o processo de seleção considere mais profundamente as motivações e aspirações individuais do candidato. Uma vez submetida a carta, o candidato deve aguardar a avaliação por parte da instituição.

O resultado é comunicado na própria ficha de inscrição, e, se aprovado, o próximo passo é a matrícula. O candidato pode acessar a área “Faça sua Matrícula” no site da São Judas para iniciar oficialmente sua jornada acadêmica.

Como vimos, entender o que é vestibular, como o processo funciona, quais são os seus desafios e as formas de ingresso, por exemplo, é o primeiro passo para a sua jornada de qualificação profissional. Afinal, torna-se viável aumentar as suas chances de sucesso, concorda?

Agora, aproveitando o gancho, que tal entender o que é graduação? Leia o nosso post sobre o tema e veja por que iniciar a trajetória acadêmica é tão importante!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados