O que é pós-graduação? Entenda como funciona e quais são as vantagens!

SUMÁRIO

O conhecimento é uma peça fundamental para qualquer trajetória de sucesso, concorda? Entretanto, muitas vezes, é preciso haver mais dedicação para, consequentemente, alcançar um destaque maior na sua área de atuação ou até mesmo em um novo segmento. Por isso, é superimportante focar nos estudos e na sua capacitação profissional. Inclusive, se você anda está à procura de mais oportunidades no mercado de trabalho, é hora de saber o que é pós-graduação.

De modo geral, é uma especialização que pode ser feita após a conclusão de uma graduação. Ou seja, depois de se formar em um campo específico — como o Direito —, é possível acrescentar uma nova titulação ao seu currículo.

No entanto, você sabe quais são os tipos de pós-graduação existentes? Entende como escolher cursos que realmente agreguem valor ao seu crescimento? Elaboramos um post completo para prepará-lo para fazer a sua carreira decolar. Continue a leitura!

O que é pós-graduação?

Frequentemente, os recém-graduados têm dúvidas acerca do que é pós-graduação e do seu “papel” na jornada acadêmica. A resposta, porém, é bem simples: trata-se de um curso complementar à formação de um profissional em determinada área ou segmento.

Ainda levando em conta o exemplo citado na introdução, um curso de Ensino Superior em Direito é muito mais abrangente, focando, principalmente, o desenvolvimento de futuros advogados para os mais diferentes nichos do mercado. .Já uma pós-graduação é um curso que vai trabalhar habilidades e conhecimentos mais específicos.

Suponhamos que, após a conclusão da graduação em Direito, o bacharel identifique uma oportunidade de mercado para atuar diretamente com o Direito Digital, a partir de uma especialização voltada ao aprofundamento do seu know-how relativo ao tema. Em casos assim, uma pós-graduação é uma excelente alternativa para torná-lo apto ao exercício da profissão.

Ou seja, de forma geral, qualquer indivíduo que tenha uma formação completa no Ensino Superior pode buscar cursos de pós-graduação com o intuito de se especializar em uma área. Contudo, é relevante pontuar que essa escolha não é exclusivamente voltada àqueles que querem permanecer atuando no mesmo campo.

Afinal, comumente, a especialização também representa o primeiro passo para uma mudança de segmento. Um médico formado, por exemplo, pode considerar uma transição de carreira a partir da matrícula em um curso de pós-graduação em Gestão Hospitalar.

Portanto, é possível afirmar que a graduação e a pós-graduação funcionam, basicamente, de modo complementar. Enquanto a primeira tem um enfoque mais abrangente, como dito, destinando-se a formar profissionais “do zero”, a segunda é direcionada a quem já tem alguma experiência no mercado de trabalho. Logo, os propósitos são distintos, mas integrativos para uma carreira bem-sucedida.

Quais são os tipos de pós-graduação?

Ao optar por fazer uma pós-graduação, é indispensável considerar que existem três caminhos que podem ser seguidos. Inclusive, cada um deles tem um foco específico. Veja a seguir!

Stricto sensu

Um mestrado ou um doutorado são considerados tipos de pós-graduação. Os dois fazem parte da categoria stricto sensu, que tem o seu foco voltado à formação de profissionais para a área acadêmica — seja de cientistas e de pesquisadores, seja de professores. Portanto, normalmente, os cursos são mais conceituais do que práticos.

Lato sensu

Já a modalidade lato sensu tem como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de especialistas direcionados à atuação no mercado de trabalho. Sendo assim, é natural que o curso tenha um enfoque mais prático em comparação a um mestrado ou a um doutorado, visando a capacitar os pós-graduandos para a aplicação dos seus conhecimentos na rotina profissional.

MBA

O MBA (Master of Business Administration, que pode ser traduzido como “Mestrado em Administração de Negócios”) também é uma pós-graduação lato sensu, mas apresenta uma diferença marcante: o seu foco está na gestão. Portanto, a ideia é formar profissionais capazes de atuar em cargos de liderança — seja na direção de uma empresa, seja no gerenciamento de uma equipe — no mercado de trabalho.

Inclusive, é válido destacar que, cada vez mais, as organizações vêm buscando talentos que disponham de mais do que competências técnicas — embora essas habilidades permaneçam relevantes. Atualmente, as mais subjetivas têm se revelado igualmente importantes para uma trajetória de sucesso. Sim, estamos falando de soft skills e hard skills, ambas indispensáveis, principalmente, para o exercício de cargos diretivos.

Quanto tempo dura uma pós-graduação?

Em geral, uma pós-graduação pode ter uma duração de até quatro anos. No entanto, atualmente, existem várias opções mais “rápidas” para quem busca soluções eficientes para o seu aprendizado — como a pós-graduação de seis meses de duração da São Judas.

Qual é o objetivo de se matricular em uma pós-graduação?

Você já sabe o que é pós-graduação e, inclusive, quais são os tipos existentes e o enfoque de cada um. Agora, é hora de compreender quais são os objetivos de optar por essa especialização, que, de certa forma, traduzem os principais benefícios de dar mais um passo adiante na jornada acadêmica. Confira!

Atualização profissional

Para permanecer como um profissional relevante no mercado, a busca de conhecimento e de aperfeiçoamento precisa ser constante. Diante disso, não há nada melhor do que ingressar em uma pós-graduação para se manter por dentro das estratégias e dos conceitos atualizados de uma determinada área.

Garantia de um diferencial competitivo

A competitividade no mercado de trabalho é cada vez maior, e uma pós-graduação pode representar um diferencial para destacar o seu currículo em um segmento de atuação específico. Inclusive, a especialização impacta também o acesso às oportunidades de trabalho, ampliando-as.

Aumento da rede de contatos

A partir do momento em que você conhece mais profissionais dentro de um segmento, novas oportunidades no mercado de trabalho podem surgir. Nesse sentido, recorrer a uma pós-graduação é uma excelente iniciativa para quem quer fazer networking no âmbito acadêmico.

Acesso a melhores salários

A matrícula em uma pós-graduação também é uma excelente oportunidade para conquistar melhores salários no mercado de trabalho. Afinal, a tendência é de que os talentos mais preparados tenham acesso a oportunidades mais vantajosas e sejam mais valorizados pelas empresas.

Aumento da mobilidade para novas áreas

Para quem busca alternativas para mudar a área de atuação, optar por uma pós-graduação também pode ser muito útil. Como dito, em muitos casos, a especialização representa uma “porta de entrada” para um novo mercado, ampliando as chances de sucesso perante o novo desafio.

Como ingressar em uma pós-graduação?

Outro ponto que merece destaque envolve a necessidade de ter um propósito e de traçar um planejamento para que os resultados da escolha de dar continuidade à formação acadêmica apareçam. Pensando em ajudá-lo nessa missão, elencamos algumas dicas-chave que o auxiliarão a escolher um curso de especialização. Veja!

Defina um objetivo

Antes de tudo, é preciso definir um objetivo para a sua carreira. Qual é o cargo que você deseja ocupar futuramente? Qual é a próxima meta que você planeja concretizar?

Um MBA, por exemplo, pode ser mais indicado para quem almeja abrir um negócio próprio e/ou pretende comandar uma equipe dentro de uma empresa. Uma especialização, por outro lado, é ideal para quem tem interesse em acrescentar uma titulação ao seu currículo, tornando-o mais atrativo.

A partir dessas respostas, é possível identificar, entre outros aspectos, qual é o tipo de pós-graduação mais recomendado para você. Além disso, torna-se mais fácil escolher um curso específico. Afinal, as suas decisões passarão a ser direcionadas por esses fatores, o que evitará que você perca muito tempo “se aventurando” em alternativas que podem não ser tão relevantes para o seu contexto profissional.

Estude o seu mercado

Você definiu um objetivo inicial? Excelente! Agora, é o momento de centralizar a sua análise no mercado de atuação do qual você deseja fazer parte. Essa iniciativa pode ajudá-lo a encontrar a pós-graduação que mais vai aproximá-lo das suas metas.

Você quer, por exemplo, ganhar um salário maior? Então, por que não buscar especializações em campos cuja demanda de profissionais não vem sendo suprida?

Para quem tem formação em Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom) mostra que o setor tem mais vagas do que profissionais. Portanto, o ideal é avaliar, dentro dessa área, quais são os cargos mais requisitados e, consequentemente, mais valorizados.

Você se daria bem no segmento? Ótimo! Talvez essa seja a solução mais alinhada aos seus propósitos!

Não seja influenciável

Pesquisas como essas são interessantes para norteá-lo, mas é preciso ter muito cuidado para não criar expectativas baseadas nas opiniões de outras pessoas ou exclusivamente fundamentadas em levantamentos. Afinal, por mais que as oportunidades e/ou os salários mais altos sejam, sim, tentadores, um mercado atrativo não significa que uma pós-graduação específica é realmente relevante para você.

O mais importante é sempre considerar o objetivo traçado inicialmente e direcionar os seus esforços a partir dele. Reflita: qual seria a vantagem de ingressar em um nicho que busca profissionais qualificados se, na prática, você não dispõe de todas as características ideais para assumir a vaga ou até mesmo não seria feliz exercendo a profissão?

Lembre-se de que os seus propósitos podem, sim, mudar ao longo da sua jornada. No entanto, eles precisam constituir o direcionamento a ser seguido para você alcançar o sucesso no âmbito profissional.

Organize a sua agenda

Conciliar o trabalho e os estudos não é uma tarefa fácil e, por isso, é fundamental manter uma agenda organizada. É claro que imprevistos acontecem, como atrasos nos horários de uma reunião ou mesmo alguma responsabilidade familiar inesperada.

É indispensável, porém, ter consistência para alcançar os objetivos estabelecidos — um aspecto primordial quando se decide fazer uma pós-graduação após estar inserido no mercado de trabalho. Acredite: ainda que essa dica não esteja diretamente relacionada ao ingresso em uma especialização, a adoção dessa mentalidade o ajudará a não enxergar qualquer situação adversa como um obstáculo.

Espere resultados a longo prazo

Os benefícios de cursar uma pós-graduação são muitos e podem, de fato, transformar a sua jornada profissional. No entanto, esse fato não significa que tudo vai mudar de um momento para o outro, combinado?

Ou seja, é superimportante ter em mente que os resultados de optar por ingressar em uma especialização vão aparecer em médio e longo prazos. Portanto, trata-se de um investimento com perspectivas de futuro, que demanda tempo e dedicação para que os objetivos sejam alcançados.

Além disso, não espere que inúmeras oportunidades apareçam rapidamente e não fique frustrado se a empresa em que você trabalha não ofereceu um cargo de gerência imediatamente após a conclusão do seu MBA, por exemplo. As portas vão se abrindo aos poucos, e essa percepção é essencial para que você continue evoluindo dentro da carreira e possa efetivamente alcançar as suas metas.

Busque informações sobre a Instituição de Ensino (IE)

Outro aspecto imprescindível é conhecer a IE na qual você está se matriculando. Avalie, por exemplo, se os cursos oferecidos fazem sentido de acordo com as suas necessidades.

É preciso saber quais são as ofertas disponíveis e, em seguida, buscar mais detalhes sobre o reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação). Além disso, é necessário ser cauteloso para não se matricular em um curso de pós-graduação apenas em razão de ter um valor “mais em conta”, por exemplo.

Existem, sim, promoções e ofertas interessantes, mas o mais relevante é ter a certeza de que se trata de uma IE séria e reconhecida dentro do seu mercado de atuação. A propósito, com o acesso à Internet, fica muito mais fácil conseguir checar todas essas informações.

Verifique a qualidade do curso

O conhecimento sempre será muito importante e deve ser valorizado, mas os resultados só surgirão — e serão positivos — se as disciplinas da grade curricular fizerem sentido para o seu crescimento profissional, concorda? Por isso, é necessário ter a certeza de que a especialização escolhida, de fato, vai agregar valor ao seu currículo.

Avalie, por exemplo, se a grade curricular realmente aborda assuntos relevantes para o exercício da sua profissão. Afinal, qual seria o sentido de encontrar uma IE confiável, que oferta cursos de pós-graduação por um preço justo, mas não aproveitar efetivamente as aulas?

Portanto, confira o que será abordado em cada uma das disciplinas e analise se a maior parte dos conteúdos realmente fará a diferença na sua evolução. Acredite: todos esses detalhes vão garantir uma decisão mais acertiva.

Converse com quem já estudou na IE

Outra iniciativa válida é conversar com quem estuda ou já estudou na IE. A partir disso, você poderá ter uma visão mais detalhada acerca das particularidades do dia a dia e da estrutura oferecida aos pós-graduandos.

Esse feedback vai ajudá-lo, inclusive, a ter certeza de que você está tomando a decisão certa para o seu futuro profissional. Alunos e ex-alunos podem fornecer mais detalhes sobre a qualidade das aulas, métodos de ensino e relatar os pontos positivos e negativos da IE, o que vai auxiliá-lo a decidir seguir — ou não — com a matrícula.

Conheça o corpo docente

Além de toda a qualidade e do suporte que a IE deve oferecer aos pós-graduandos, a capacidade do corpo docente também é determinante. Por isso, faça uma pesquisa sobre os professores que estão cadastrados para a ministração das aulas dentro do curso de pós-graduação escolhido, considerando que o papel dos docentes é cada vez mais relevante para uma experiência positiva por parte dos discentes.

Quais são as experiências dos professores? Eles têm conhecimento técnico ou prático para abordar os assuntos relativos às disciplinas?

A dica anterior — que sugere a busca de feedbacks dos estudantes — também pode ser muito útil nesse momento. Assim, será possível se sentir mais confiante na hora de efetuar a matrícula.

Entendeu o que é pós-graduação? Como vimos, de modo geral, trata-se de uma oportunidade única para quem quer ter sucesso no âmbito profissional. Afinal, com tanta concorrência no mercado e empresas cada vez mais exigentes em relação à qualidade do trabalho dos profissionais, uma especialização pode ser a chave para se destacar em meio aos candidatos e elevar a sua qualificação.

Agora, que tal entender mais sobre as diferenças entre lato sensu e stricto sensu? Confira o conteúdo que preparamos sobre o assunto!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados