O que é faculdade de Direito? Saiba mais sobre o curso!

SUMÁRIO

Quer uma carreira tradicional, como a Advocacia, mas fica se perguntando: o que é faculdade de Direito? Como realmente funciona essa formação? Quanto tempo dura? Onde estudar? De fato, são muitas dúvidas que vêm à mente nesse momento, não é mesmo?

Inclusive, não é para menos, já que se trata de uma escolha que vai impactar toda a vida acadêmica e profissional — ainda mais em um mercado de trabalho tão concorrido como o atual. Assim, o ideal é estar a par dos detalhes para saber como será a rotina nessa área antes de decidir.

Pensando nisso, listamos alguns pontos sobre o curso e como escolher a Instituição de Ensino Superior certa. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é faculdade de Direito?

Como um dos cursos superiores considerados tradicionais, essa graduação é a base acadêmica para o exercício da profissão de advogado no Brasil — além do registro na OAB. Nesse sentido, os processos educacionais precisam englobar tanto a parte técnica das áreas da Advocacia quanto as habilidades necessárias para ter sucesso nesse ramo.

Por isso, entender o que é faculdade de Direito significa ficar a par do que se trata o próprio Direito não só como Ciência Social, mas também enquanto prática. Veja, a seguir, alguns pontos sobre essa formação!

Funcionamento

O primeiro aspecto para entender o que é faculdade de Direito diz respeito à organização do curso. Por um lado, o currículo deve abordar assuntos que se voltam a essa Ciência Social, explicando toda a base teórica das áreas que a compõem.

Por outro, o funcionamento das aulas precisa agregar meios para que os discentes desenvolvam habilidades que os tornem capazes de articular esses conhecimentos frente a um conjunto próprio de situações que fazem parte da profissão. 

Pense em uma sustentação oral durante uma audiência ou no correto andamento das etapas e procedimentos processuais. São esses os momentos em que técnica e prática necessitam andar juntas.

Assim, ao longo da graduação, são oferecidas oportunidades de treinar isso. Desde a elaboração de peças de um processo até os estágios curriculares, passando pelo acompanhamento de julgamentos — são muitos os recursos didáticos aplicados com esse fim, viu?!

Duração

Boa parte das graduações demanda quatro anos ou mais de estudos. O curso de Direito não é diferente. Por isso, dura cinco anos (ou dez semestres). Um exemplo é a formação oferecida pela São Judas, que distribui, nesse intervalo de tempo, as mais de quatro mil horas da grade.

Todavia, é possível terminar antes. Nesse caso, ainda é necessário cumprir todos os requisitos e as exigências para se formar, ok? Assim, a pergunta que fica é: “Como?“. Há algumas possibilidades. 

A começar por fazer uma carga horária maior a cada semestre, adiantando Unidades Curriculares (UCs). O cuidado aqui envolve verificar o cumprimento dos pré-requisitos para se matricular naquelas que serão avançadas. 

O aproveitamento de UCs realizadas em outros cursos superiores também pode promover essa aceleração. Tal situação é bastante comum para quem está fazendo uma segunda faculdade. Entretanto, deve haver compatibilidade entre as ementas e ocorrer mediante dispensa de disciplinas — quando uma já cursada substitui outra do currículo.

Impacto social

Não é segredo para ninguém que, com o tempo, a convivência dos seres humanos em grupos exigiu uma regulação. Afinal, por vezes, diferentes visões tendem a se contrapor, e é preciso que um ente separado atue para evitar conflitos. Isso levou ao desenvolvimento do sistema judiciário — que regula e disciplina a vida no âmbito coletivo. 

Frente a esse cenário, fica evidente que outro ponto relevante para compreender o que é faculdade de Direito envolve o papel exercido na sociedade e a influência sobre ela. Trata-se de uma área do conhecimento que existe para embasar o funcionamento da Justiça.

Dessa forma, vale perceber que a profissão de advogado tem funções que contribuem para assegurar a ampla defesa, o contraditório e outros direitos constitucionais. Portanto, falamos de uma carreira vital para o bom andamento das relações sociais.

Como escolher uma Instituição de Ensino Superior (IES) ideal?

O que é a faculdade de Direito está claro? Então, agora é preciso definir onde estudar. Para fazer uma reflexão que gere uma boa decisão sobre isso, cabem algumas perguntas. Confira-as a seguir!

A IES e o curso são reconhecidos pelo MEC?

Os registros, autorizações e aprovações exigidas pela lei para o funcionamento de uma graduação são o primeiro ponto a ser verificado na hora de escolher onde estudar. Isso porque tal medida garante que a proposta atende a requisitos mínimos.

Diante disso, verificar a documentação da Instituição de Ensino Superior no e-MEC é a forma mais simples de fazer essa conferência. Ainda, em IESs como a São Judas, na própria página do curso constam as portarias de criação.

A estrutura física e técnica é diferenciada?

A autorização de funcionamento apenas indica que um curso atende a certos requisitos mínimos para existir, mas que tal ir além? Isso passa por buscar identificar o que cada IES tem a oferecer e que a destaca. Vamos a exemplos?

A matriz curricular é um elemento central para que qualquer formação seja diferenciada, não acha? Na São Judas, a organização em Unidades Curriculares e a disponibilização do projeto Vida & Carreira posicionam a proposta de uma maneira única no mercado.

Outra dica é conhecer o corpo docente, procurando saber o histórico acadêmico e profissional de cada professor. Por fim, vale visitar a IES e verificar a infraestrutura disponível, incluindo as soluções digitais oferecidas.

A IES oferece oportunidades?

Obter experiência prática para entrar no mercado de trabalho e fazer contatos para construir networking é excelente para a carreira, certo? Considerando o que é faculdade de Direito, ter acesso a essas opções é essencial para se tornar um advogado ainda mais qualificado. 

Agora, imagine poder realizar essas atividades já na graduação e com o apoio da Instituição de Ensino Superior na qual você está matriculado. Pois saiba que esse tipo de oportunidade está presente na São Judas.

Quer um exemplo? Temos dois! O primeiro é a parceria com a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), e o segundo é a UC Dual — Unidade Curricular realizada parcialmente em uma empresa — como o escritório Opice Blum. 

Como vimos, este conteúdo buscou eliminar quaisquer dúvidas sobre como seguir na Advocacia. Afinal, tem o objetivo de explicar detalhadamente o que é faculdade de Direito, dando ênfase a determinados assuntos, como funcionamento, duração, impacto social da carreira e pontos-chave a levar em conta para escolher a Instituição de Ensino Superior em que estudar.

As informações foram úteis? Então, aproveite e saiba mais sobre o curso de Direito da São Judas!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.