O que é bacharelado? Entenda as vantagens e as opções!

SUMÁRIO

Quem está iniciando a sua jornada profissional deve conhecer os diferentes termos e as variadas alternativas que podem ampliar as suas oportunidades para o alcance do sucesso, concorda? Nesse sentido — entre outros aspectos —, é indispensável compreender em detalhes o que é bacharelado.

Inclusive, o domínio do conceito abrange a ciência dos seus benefícios e até mesmo as diversas opções de atuação no mercado de trabalho após a formação como bacharel. Pensando em ajudá-lo nessa missão, elaboramos um post bastante completo sobre o assunto. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

O que é bacharelado?

O curso de bacharelado é uma modalidade de graduação oferecida pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Ou seja, trata-se de um programa de Ensino Superior que tem como objetivo graduar profissionais especializados em determinada área do conhecimento, com uma formação mais ampla e aprofundada.

Durante o curso, os graduandos são expostos a uma variedade de disciplinas que compõem o currículo do campo de estudo escolhido. A grade pode ser dividida em matérias obrigatórias e optativas, o que viabiliza que os discentes personalizem a sua formação de acordo com as suas metas — embora a possibilidade de “customização” não seja tão significativa.

Outro ponto importante é que os cursos de bacharelado têm uma duração média de quatro a seis anos, dependendo, é claro, da área de estudo e da IES. Ao longo desse período, os graduandos têm a oportunidade de participar de atividades práticas, como estágios, pesquisas e projetos, que visam a prepará-los para o mercado de trabalho.

No entanto, o que realmente acontece após a conclusão da graduação? Bem, os formandos se tornam aptos a exercer funções mais complexas e especializadas em sua área de atuação, além de serem capazes de resolver problemas, desenvolver projetos e até liderar equipes.

Além disso, eles têm a opção de prosseguir com os estudos, levando a qualificação acadêmica a níveis mais avançados — ingressando, por exemplo, no mestrado e no doutorado. A escolha, geralmente, é orientada pelos objetivos de cada profissional.

Quando escolher o bacharelado?

Agora que você domina o que é bacharelado, é importante considerar que a escolha de um curso dessa modalidade é um processo relevante na vida acadêmica. Portanto, deve ser feita com atenção e cuidado.

Inclusive, a decisão acerca de qual área de estudo seguir pode ser difícil, já que o discente deve levar em conta as suas habilidades, os seus interesses, as suas expectativas e, claro, as oportunidades de mercado.

Em geral, é recomendável começar a pesquisar e a avaliar as suas opções de cursos a partir do Ensino Médio. Afinal, é o período no qual comumente os estudantes participam de feiras de profissões, visitas às universidades e conversas com profissionais que atuam no campo do seu interesse.

Aliás, é fundamental estar a par da demanda da área em que você pretende se especializar, coletando informações sobre o número médio de vagas disponibilizadas, as tendências do setor e as possibilidades da carreira. Entretanto, a grande questão é: quando é interessante optar pelo bacharelado?

Bem, um aspecto que se deve ter em mente é que essa formação acadêmica é voltada para os profissionais que querem alcançar uma qualificação que os destaquem no ambiente de trabalho. Ou seja, para quem está em busca de crescimento profissional ou mesmo iniciando a trajetória, a alternativa pode ser bastante válida.

Quem pode cursar o bacharelado?

Para ingressar em um curso de bacharelado, é necessário ter concluído o Ensino Médio — ou equivalente —, mas a maioria das IES brasileiras exige que o estudante também seja aprovado em um processo seletivo, como um vestibular, o ENEM ou o SISU. Além disso, não há restrições de idade e/ou de gênero para o ingresso.

Ou seja, os cursos são disponibilizados para todos os gêneros e todas as idades. Outro ponto que merece destaque é a desnecessidade de haver uma experiência prévia na área escolhida, uma vez que a própria graduação objetiva oferecer uma formação completa no campo de conhecimento selecionado.

De modo geral, como dito, o bacharelado é uma modalidade indicada para quem deseja uma formação sólida e aprofundada em uma área específica, seja no intuito de seguir a carreira acadêmica, seja na intenção de atuar no mercado de trabalho. Em outras palavras, trata-se de uma excelente alternativa para quem busca se especializar em um campo do conhecimento.

Quais são os seus benefícios?

No atual mercado de trabalho — altamente marcado pela competitividade expressiva —, não é novidade que os profissionais mais preparados têm chances ampliadas de alcançar patamares mais elevados. Entretanto, existem diversas alternativas que auxiliam no desenvolvimento de habilidades valorizadas pelos empregadores.

Diante disso, por que o bacharelado se destaca em meio a outras possibilidades? É o que veremos a seguir!

Aumento da empregabilidade

Os profissionais com bacharelado costumam ter mais chances de conseguir empregos bem remunerados e com melhores condições de trabalho. Afinal, os graduados são considerados mais qualificados e preparados para assumir funções que exigem conhecimentos específicos e habilidades técnicas.

Aliás, muitas companhias valorizam o diploma de bacharelado, considerando-o um requisito básico para a contratação de novos talentos.

Elevação da capacidade de adaptação

Optar por cursar um bacharelado também ajuda a desenvolver a capacidade de adaptação a novos ambientes e desafios. Afinal, durante o curso, o graduando tem a oportunidade de enfrentar situações diversas e lidar com diferentes tipos de pessoas e de ideias, o que pode auxiliá-lo a se tornar mais flexível e preparado para superar as mudanças constantes do mercado de trabalho.

Desenvolvimento de habilidades sociais

Além de conhecimentos técnicos, um curso da modalidade de bacharelado pode impactar positivamente o desenvolvimento de habilidades sociais superimportantes para a vida profissional e para o âmbito pessoal, como espírito de liderança, capacidade de trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos. Todas essas competências são valorizadas pelas empresas e podem fazer o talento se destacar no mercado de trabalho.

Acesso a melhores oportunidades de especialização

O bacharelado também abre portas para a realização de cursos de especialização e de pós-graduação. Inclusive, a decisão de continuar a qualificação acadêmica pode aumentar expressivamente as suas chances de acesso a melhores oportunidades de emprego e a salários mais altos.

Outro benefício é que esses cursos podem auxiliar o graduando a se manter atualizado em relação às novidades e às tendências da área de atuação escolhida. Acredite: acompanhar as frequentes mudanças do seu setor fará toda a diferença para a potencialização dos seus resultados.

Maior realização pessoal

A conclusão de uma graduação na modalidade de bacharelado pode trazer uma sensação de realização pessoal muito grande para o graduando. Afinal, completar um curso de Ensino Superior exige muita dedicação, esforço e perseverança, o que tende a gerar um sentimento positivo de “dever cumprido” e orgulho pessoal.

A propósito, é válido ressaltar que a formação como bacharel pode ajudar o profissional a se tornar uma pessoa mais crítica, reflexiva e consciente. Como resultado, há um impacto direto na vivência do indivíduo — mesmo no âmbito privado —, tornando a vida mais plena e feliz.

Quais são os principais cursos disponíveis na modalidade bacharelado?

Agora que você sabe o que é bacharelado e, inclusive, os aspectos positivos de optar por ingressar em uma graduação nessa modalidade, que tal ficar a par das principais opções? Confira!

Administração

O curso de Administração é voltado ao estudo da gestão de empresas, abrangendo variadas áreas, como Finanças, Recursos Humanos (RH), Marketing, Logística e Estratégia Empresarial. Normalmente, a graduação em Administração tem uma duração de quatro anos.

Direito

O curso de Direito é voltado para o estudo das leis e da Justiça, capacitando o graduando a atuar — após a aprovação na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) — como advogado, juiz, promotor, delegado, entre outros cargos. Via de regra, a duração da graduação é de cinco anos.

Medicina

O curso de bacharelado em Medicina é voltado para a formação de médicos, capacitando o discente a atuar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de inúmeras condições, além de oferecer conhecimentos gerais sobre a saúde humana. A duração mínima da graduação é de seis anos.

Engenharia

Por outro lado, os cursos de Engenharia são voltados para a formação de profissionais que atuam na concepção, no desenvolvimento e na implementação de projetos em diversas áreas, como Mecânica, Construção Civil, Elétrica, entre outras. Alguns aspectos mudam de acordo com o campo específico que você decidiu seguir, mas, de modo geral, a conclusão da graduação ocorre em cinco anos.

Psicologia

Para quem está mais familiarizado — e tem afinidade — com assuntos voltados ao estudo do comportamento humano, a Psicologia é uma excelente opção. Afinal, o curso abrange várias áreas, como o desenvolvimento humano, a psicopatologia, a psicoterapia, entre outras. Inclusive, a amplitude torna a graduação relativamente longa, já que, via de regra, a conclusão acontece em cinco anos.

Arquitetura e Urbanismo

Outra opção de bacharelado é o curso de Arquitetura e Urbanismo, dedicado à formação de profissionais que atuam na concepção, no desenvolvimento e na implementação de projetos de construção de edifícios, de espaços urbanos e de paisagismo, por exemplo. Normalmente, o graduando leva cinco anos até a sua conclusão.

Jornalismo

O Jornalismo é mais uma alternativa de curso de bacharelado. Na graduação em questão, o foco é desenvolver profissionais que atuarão na produção, na edição e na divulgação de notícias e de informações diversas em variados meios de comunicação. Um ponto positivo é o intervalo de tempo para a formação, que costuma ser de quatro anos.

Biomedicina

Na área da saúde, o curso de Biomedicina é voltado à formação de profissionais que atuam na pesquisa, na análise e no diagnóstico de doenças a partir de técnicas de análises laboratoriais. A graduação é dividida em oito períodos, portanto, leva quatro anos até a sua conclusão.

Como está o mercado de trabalho atual para o bacharel?

O mercado de trabalho para quem cursou bacharelado no Brasil tem passado por mudanças significativas nos últimos anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego atingiu, em fevereiro de 2023, o menor patamar desde 2015, que era equivalente a 9,3%.

No entanto, é superimportante lembrar que o contexto varia bastante de acordo com a região e, claro, com a área de atuação. Alguns campos podem apresentar mais oportunidades de emprego e salários mais altos, enquanto outros podem ter um mercado mais “saturado” e competitivo.

No intuito de trazer um panorama mais completo para o post, separamos algumas áreas em que um profissional que concluiu um curso de bacharelado pode se destacar no momento. Veja a seguir!

Digitalização e tecnologia

A digitalização e a tecnologia têm sido duas das principais tendências do mercado de trabalho nos últimos anos. Com a pandemia de COVID-19 pela qual passamos, muitas corporações foram “forçadas” a adotar o trabalho remoto e a intensificar o uso de soluções digitais para manter as operações em andamento.

O fato é que essa tendência deve continuar mesmo depois que os impactos negativos do período crítico cessarem. Então, estamos falando de uma realidade que pode abrir novas oportunidades de trabalho para profissionais que dominam a tecnologia e os recursos ligados à transformação digital.

Saúde e bem-estar

As áreas relativas à saúde e ao bem-estar também têm se revelado muito promissoras no mercado de trabalho. Com o envelhecimento da população e com o aumento da preocupação com a saúde e com a qualidade de vida, alguns campos, como Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Educação Física, têm recebido cada vez mais valorização.

Além disso, a pandemia de COVID-19 também trouxe à tona a importância dos cuidados com a saúde mental. Ou seja, trata-se de um cenário que tende a gerar novas oportunidades de trabalho para quem é graduado em áreas correlacionadas.

Agronegócio

O Agronegócio vem se revelando um dos mais dinâmicos e importantes setores da economia brasileira, gerando empregos e renda em diversas regiões do país. Novamente, estamos diante de um cenário que representa a possibilidade de surgirem várias oportunidades para os profissionais que atuam na área.

Portanto, os graduados com know-how em Agronomia, Gestão Ambiental e Engenharia Agrícola, por exemplo, podem encontrar vagas interessantes em empresas do segmento ou até mesmo empreender, criando os próprios negócios.

Ciências Sociais e Humanas

Embora, muitas vezes, as áreas sejam consideradas menos valorizadas ou rentáveis do que graduações em Exatas e/ou ligadas à tecnologia, as Ciências Sociais e Humanas também podem oferecer boas oportunidades de trabalho para quem tem Nível Superior.

Inclusive, alguns campos, como Sociologia, Antropologia, História e Filosofia, podem ser extremamente úteis na Educação, no desenvolvimento de pesquisas, na atuação em profissões que envolvem políticas públicas e na cultura.

Ou seja, o mercado de trabalho para quem cursou bacharelado no país apresenta atualmente algumas tendências e perspectivas bem interessantes. No entanto, é imperativo ter em mente que a sua realidade é altamente dinâmica.

Logo, inúmeras mudanças podem ocorrer ao longo do tempo. A propósito, como mencionamos, o contexto que você encontrará após a conclusão da graduação pode variar bastante de acordo com a região e com o campo de atuação, o que torna indispensável estar atento às demandas do momento, às suas próprias habilidades e aos seus interesses.

Ao mesmo tempo, é indiscutível a necessidade de desenvolver habilidades e competências que sejam valorizadas pelas companhias hoje em dia. Nesse sentido, o mais indicado é investir em uma qualificação constante, buscando cursos de especialização, de pós-graduação e outras titulações que possam aumentar a sua empregabilidade e o seu valor agregado como profissional.

Agora que você entendeu o que é bacharelado, quais são os principais benefícios de optar por uma graduação na modalidade, como anda o mercado de trabalho atualmente, entre outros aspectos interessantes, levando em conta o nível de competitividade atual, é essencial investir na própria formação para alcançar o sucesso. Afinal, as oportunidades surgem para muitos, mas apenas os mais capacitados conseguem “agarrá-las”.

A leitura foi produtiva? Então, continue a visita ao blog e descubra também o que é graduação!

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados