Se você está iniciando a sua carreira, saiba que é natural surgirem algumas dúvidas, principalmente sobre como se destacar e ter uma jornada bem-sucedida. Os inúmeros questionamentos não permeiam o pensamento das novas gerações à toa. Afinal, é bem comum que os jovens no mercado de trabalho enfrentem algumas dificuldades. Contudo, em simultâneo, existem várias oportunidades também — vale dizer.
A grande questão é: por onde começar? Quais são os cenários mais desafiadores para quem ainda está dando os primeiros passos na caminhada profissional? Aliás — ainda mais relevante —, como é possível superá-los e garantir que todos os seus objetivos sejam conquistados ao longo do tempo?
Pensando em ajudá-lo, preparamos um conteúdo bem completo com tudo que você precisa saber acerca das dificuldades e das oportunidades para os jovens no mercado de trabalho. Continue a leitura para começar a sua trajetória de sucesso!
Qual é a atual situação dos jovens no mercado de trabalho?
De fato, o cenário do mercado de trabalho para os jovens brasileiros não é dos mais animadores: de acordo com um estudo recente feito pela TV Cultura, 27% dos jovens e dos adolescentes no Brasil estão sem estudo e sem trabalho. Não à toa, esse grupo está desestimulado no que diz respeito ao futuro no contexto econômico do seu desenvolvimento, segundo a Datafolha.
Na verdade, os números reforçam a necessidade da busca de qualificações e de preparo. Afinal, um a cada quatro jovens se vê diante de obstáculos na tentativa de ingressar no mercado.
Entretanto, é superimportante destacar que, mesmo perante uma realidade pouco favorável, as portas não estão completamente fechadas para quem está à procura de uma oportunidade de emprego.
Quais são os principais desafios dos jovens no mercado de trabalho?
Inicialmente, é fundamental entender quais são os reais desafios enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho. Portanto, a seguir, listamos as maiores — e mais comuns — dificuldades para quem está iniciando a sua carreira. Veja!
Ausência de experiência
Um dos obstáculos mais conhecidos a serem contornados pelas novas gerações é a ausência de prévia experiência profissional. Uma grande parte dos empregadores busca candidatos que não só tenham know-how na área desejada, mas também um período mínimo de atuação no campo, o que geralmente dificulta a entrada de jovens no mercado de trabalho.
Inclusive, a inexperiência — algo natural para quem está iniciando a carreira, é válido pontuar — pode representar um impeditivo até para a conquista do primeiro emprego e, como consequência, para o progresso no âmbito profissional. Diante disso, no intuito de superá-lo, é recomendável buscar oportunidades direcionadas a estagiários e trainees, que oferecem a possibilidade de adquirir experiência e conhecimento prático.
Concorrência acirrada
Sabemos que o mercado de trabalho é altamente competitivo, e a concorrência pelas vagas disponíveis vem se tornando cada vez mais acirrada. Ou seja, com o aumento do número de jovens graduados e com a escassez de empregos em algumas áreas, as novas gerações precisam buscar meios que as destaquem perante os demais.
Daí vem a relevância de investir em qualificação e de desenvolver habilidades diferenciadas.
Os números levantados nas pesquisas citadas não mentem. Você deve apresentar diferenciais no seu currículo, mostrando aos recrutadores que é suficientemente capacitado para as vagas que deseja ocupar.
Falta de domínio de habilidades específicas
Além da experiência exigida na área de atuação, muitas empresas focam candidatos que já dominam habilidades específicas para a função em aberto. Mais uma vez, essa preferência por parte dos empregadores pode representar um obstáculo, pois os jovens tendem a enfrentar dificuldades para desenvolver determinadas skills — principalmente as que não são ensinadas na graduação ou ao longo do Ensino Médio
Diante disso, uma boa pedida é tentar identificar quais são as competências — entre hard skills e soft skills — mais valorizadas no campo em que se deseja atuar. Em seguida, o ideal é buscar maneiras de desenvolvê-las, seja por meio de cursos, seja por meio de treinamentos, seja a partir de experiências práticas.
Dificuldade de conciliação de estudo e trabalho
Não é novidade que muitos jovens precisam conciliar os estudos com o trabalho para prover o seu sustento financeiro e/ou para ganhar experiência profissional. No entanto, essa dupla jornada pode ser bastante exaustiva e desafiadora — especialmente durante o período de provas e de trabalhos acadêmicos.
Para superar essa dificuldade, o ideal é apostar na organização e no planejamento. Uma boa pedida, por exemplo, é definir prioridades e equilibrar o tempo entre os estudos e o trabalho.
Falta de networking
O networking é fundamental para construir uma carreira bem-sucedida, mas muitos jovens enfrentam dificuldades para formar uma rede de contatos profissionais. Afinal, ainda no começo da trajetória, é realmente possível ter uma lista de conhecidos no mercado de trabalho? Bem, embora não seja inviável, de fato, não estamos falando de uma tarefa tão simples.
A inexperiência e a timidez, por exemplo, podem ser grandes obstáculos para o estabelecimento de relacionamentos no âmbito profissional. Diante disso, para contorná-los e deixá-los para trás, é superimportante participar de eventos da área — como feiras de empregos e congressos — e buscar oportunidades de networking em grupos e em comunidades online.
Ausência de orientação
Uma grande parcela dos jovens também enfrenta dificuldades no momento de definir qual caminho profissional seguir. Inclusive, a ausência de orientação pode tornar essa decisão mais difícil.
A escolha de uma carreira é, de fato, um processo complexo, que envolve uma autoanálise dos interesses, das habilidades e das expectativas. Portanto, para não permitir que a indecisão prejudique o seu desenvolvimento, é interessante buscar uma orientação profissional. Ou seja, você pode conversar com quem já atua na área almejada, pesquisar as possibilidades de carreira e experimentar diferentes nichos por meio de estágios e de programas de voluntariado.
Preconceito e discriminação
Infelizmente, o preconceito e a discriminação ainda fazem parte da realidade do mercado de trabalho atual, afetando também os jovens que pertencem a grupos minoritários. A manifestação de ambos pode ser percebida em inúmeras condutas — desde a escolha de um candidato com base em estereótipos até a falta de ofertas de progressão na carreira.
Diferentemente dos demais casos, o enfrentamento desse desafio depende muito mais da conscientização de terceiros do que do jovem que está à procura de uma oportunidade. Contudo, é claro que você pode sempre denunciar situações como essas, além de buscar apoio em grupos de defesa dos direitos das minorias e desenvolver autoconfiança e resiliência para combater esses problemas estruturais.
Quais são as dicas-chave para que os jovens superem os desafios do mercado de trabalho?
O mercado de trabalho é cada vez mais competitivo e exigente, concorda? Portanto, para os jovens que estão iniciando a sua trajetória profissional, pensar no enfrentamento dos desafios que listamos pode ser intimidador.
Contudo, embora não haja uma “receita de bolo” para driblar os obstáculos e alcançar o sucesso, algumas iniciativas podem ser grandes aliadas. A seguir, listamos dicas-chave que o ajudarão nessa missão!
Desenvolva as suas habilidades
Uma das principais formas de se destacar no mercado de trabalho é desenvolvendo as suas habilidades, como dito. Uma boa alternativa é buscar cursos, treinamentos e workshops diversos, que poderão ajudá-lo a adquirir novas competências e, claro, a aprimorar aquelas que você já tem.
Além disso, é superimportante estar atualizado em relação às novas tecnologias e tendências do campo de atuação escolhido. O intuito é garantir que os seus conhecimentos estarão constantemente alinhados às demandas do nicho.
Esteja preparado para aprender
O aprendizado contínuo é indispensável para o alcance do sucesso no mercado de trabalho. Ou seja, é fundamental estar sempre disposto a aprender algo novo, seja por meio de projetos, seja a partir de feedbacks construtivos.
Diante disso, o mais recomendável é não focar exclusivamente cursos preparatórios, mas também as pequenas atividades da rotina de trabalho/estágio. Aproveite cada oportunidade para aprender com os seus colegas de equipe, mentores e supervisores.
Além disso, claro, use essas experiências e o know-how construído para melhorar as suas skills e a sua capacidade de desempenhar as atribuições da posição ocupada, visando à excelência. Especialmente para quem ainda está iniciando a jornada no mercado de trabalho, absorver o máximo de informações é essencial.
Amplie a sua rede de contatos
É indiscutível que uma rede de contatos sólida pode ser extremamente útil ao longo da carreira. Portanto, esteja aberto a conhecer novas pessoas, a participar de eventos de networking e a estabelecer conexões com outros profissionais da sua área.
Como dito, pode, sim, parecer desafiador fazer esses contatos no início, mas, à medida que você vai avançando na sua caminhada profissional, a prática tende a se tornar natural. Inclusive, uma boa rede de contatos pode ser valiosa para encontrar novas oportunidades de emprego, ter feedbacks construtivos e aprimorar as suas habilidades.
Na verdade, mais do que isso, o networking deve ser trabalhado de forma que profissionais mais experientes consigam ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente. Ou seja, na prática, os ganhos são inúmeros.
Seja proativo
No mercado de trabalho, é imperativo ser proativo e assumir a responsabilidade pela sua própria carreira. Em outras palavras, essa conduta envolve estar sempre em busca de novos desafios e de oportunidades de crescimento, além de estar continuamente disposto a participar da execução de tarefas e de projetos que possam ajudá-lo a avançar no âmbito profissional.
Mantenha uma atitude positiva
Uma atitude positiva pode ser essencial para superar os desafios do mercado de trabalho. Então, é recomendável se manter tão motivado e focado nos seus objetivos quanto possível — mesmo diante de desafios e de obstáculos.
Lembre-se de que nem sempre os resultados alcançados serão os planejados. No entanto, cada desafio pode representar uma oportunidade de crescimento e de aprendizado.
Seja flexível e adaptável
Mais do que nunca, o mercado de trabalho está em constante mudança. Diante disso, é imprescindível ser flexível e adaptável a novas situações e circunstâncias.
Afinal, por mais que você tenha um plano de carreira, o contexto inicialmente considerado ao estruturá-lo pode mudar ao longo do tempo. Então, esteja disposto a alterar o rumo previamente traçado e a se adaptar a novos ambientes de trabalho, mantendo-se sempre aberto a aprender.
Na verdade, muitas empresas até esperam ver esse entusiasmo diante do novo nos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. Portanto, trata-se de uma postura que “conta pontos a seu favor” e, por vezes, abre portas para o preenchimento de determinados cargos, que envolvem diferentes responsabilidades e aprendizados.
Construa uma marca pessoal forte
Acredite: ter uma marca pessoal forte pode ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho. De modo geral, estamos falando de construir uma imagem clara de quem você é como profissional, abrangendo os seus valores e as suas habilidades e incluindo como você pode contribuir para a potencialização dos resultados de uma organização.
Então, invista no seu desenvolvimento pessoal e construa a sua marca pessoal por meio das suas redes sociais, de um portfólio e/ou de outras plataformas. No LinkedIn, por exemplo, é possível começar a se posicionar, abordando o mercado, destacando as suas experiências etc. Ou seja, é uma forma de se apresentar ao setor no qual você almeja atuar.
Desenvolva a sua inteligência emocional
Resumidamente, a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e de gerenciar as emoções em si mesmo e nos outros. Nesse sentido, desenvolvê-la pode melhorar significativamente a sua comunicação, o seu espírito de liderança e os seus relacionamentos interpessoais.
Inclusive, essa skill pode ajudá-lo a lidar com conflitos cotidianos, a trabalhar em equipe e a transmitir as suas ideias de modo mais efetivo. Principalmente para quem está começando, o domínio dessa competência pode ser essencial para o crescimento profissional, representando um excelente “cartão de visitas”.
Aprenda a lidar com a pressão
O mercado de trabalho pode ser estressante e rigoroso. Diante disso, é recomendável aprender a lidar com a pressão e a gerenciar o seu tempo de forma eficiente para cumprir os prazos e as metas. Uma boa alternativa envolve o desenvolvimento de técnicas de relaxamento e de organização para contornar altos níveis de tensão.
Aliás, ao mostrar capacidade de lidar com situações desafiadoras, você transmitirá uma imagem positiva para todos a seu redor. Aos poucos, portanto, a tendência é de que você ganhe mais espaço e confiança de quem trabalha ao seu lado.
Mantenha-se ético
A ética profissional é fundamental para preservar a sua integridade e a sua credibilidade no mercado de trabalho. Portanto, mantenha uma postura ética em todas as suas relações profissionais e jamais comprometa os seus valores por benefícios pessoais.
Essa conduta pode ajudá-lo a construir uma reputação sólida e a conquistar a confiança dos colegas e dos empregadores. Especialmente no momento inicial da carreira, é extremamente válido mostrar que você está alinhado com os princípios éticos corporativos.
Seja curioso e inovador
A curiosidade e a inovação são características altamente valorizadas no mercado de trabalho. Então, seja curioso em relação à sua área de atuação e procure sempre aprender algo novo.
Ao mesmo tempo, seja inovador e proponha ideias criativas e originais para melhorar os processos e as soluções. Esse tipo de iniciativa pode ajudá-lo a se destacar no seu campo de trabalho, além de consistir em uma habilidade muito requisitada pelos empregadores.
A propósito, como jovem, é até esperado que você traga uma visão inovadora acerca de alguns processos e ideias. Por isso, não se acanhe. Como dito, adote uma postura proativa e, sempre que parecer relevante, contribua com sugestões e visões interessantes.
Mantenha-se motivado
A motivação também é indispensável para ser bem-sucedido no mercado de trabalho. Assim, é recomendável buscar se manter motivado e engajado nas suas atividades profissionais, procurando sempre novos desafios e oportunidades de crescimento. De modo geral, trata-se de uma postura que vai auxiliá-lo a demonstrar uma atitude positiva e a se tornar um profissional mais produtivo e eficiente.
A verdade é que, ao mesmo tempo em que os jovens no mercado de trabalho enfrentam inúmeros desafios, essa nova geração também tem acesso a muitas oportunidades. Sendo assim, o mais relevante é entender quais são os seus objetivos e, a partir disso, desenvolver um plano de carreira que possa otimizar as suas chances de progresso no âmbito profissional.
Agora que você já tem um panorama mais completo sobre os desafios e as oportunidades a serem contornadas, que tal iniciar a sua preparação? Confira quais são os cursos mais requisitados no mercado de trabalho!