Independentemente do seu ramo de atuação, não há como negar: o mercado de trabalho está cada dia mais competitivo. Por isso, para se destacar em sua carreira, é preciso ter não somente um bom curso superior, mas contar com outros atributos capazes de ajudar a driblar a concorrência. Aqui, destacamos as habilidades profissionais, quesitos muito solicitados pelos recrutadores de grandes empresas que, na prática, são os responsáveis por ajudar a conseguir uma boa vaga de emprego.
Nesse sentido, estamos falando daquelas aptidões para realizar uma determinada tarefa, por exemplo, um profissional que carrega consigo a habilidade da comunicação, pode apresentar o requisito necessário para dialogar de maneira simples com a sua equipe. Inclusive, boa parte dessas aptidões pode ser trabalhada com o passar dos anos.
Então, o que acha de descobrir mais a respeito do assunto e, desde já, começar a se preparar para conquistar um futuro profissional prestigiado? Neste post, mostraremos quais são as habilidades profissionais mais procuradas e como elas podem ajudar você a ir mais longe. Boa leitura!
Quais são as habilidades mais valorizadas?
Podemos dizer que quanto mais habilidades profissionais você tiver, mais valioso será o seu trabalho. Sempre muito bem-vistas no mercado de trabalho, essas competências permitem a realização de tarefas de um modo muito mais certeiro e eficiente.
Aqui, é válido ressaltar que todo e qualquer indivíduo pode ser realmente bom em algo, especialmente quando aprimora as suas competências ao longo dos anos. Ainda assim, é válido apontar que as habilidades mais valiosas são divididas em diferentes categorias. Abaixo, confira quais são elas.
Habilidades cognitivas
Em linhas gerais, o termo diz respeito às capacidades mentais que envolvem o processo da construção do nosso conhecimento. Logo, são aquelas aptidões que vamos desenvolvendo no decorrer da vida, como a atenção, a facilidade para expressar a criatividade, a boa memória, o foco e daí em diante.
Habilidades motoras
Posteriormente, temos as competências que envolvem a nossa capacidade de executar movimentos, com base na interação entre o cérebro, as articulações e os músculos. As habilidades motoras também são divididas em dois subgrupos: coordenação motora fina e coordenação motora ampla.
Habilidades sociais
Trata-se das competências que nos permitem ter uma boa interação com as pessoas ao nosso redor e a sociedade como um todo. Tais aptidões devem ser trabalhadas desde a fase infantil, por meio da educação e de uma abordagem com foco em questões socioemocionais.
Habilidades profissionais
Para finalizar, não podemos deixar de citar as capacidades que estão ligadas ao nosso trabalho e que, certamente, conseguem fazer total diferença no dia a dia de um profissional. Nessa lista, podemos destacar o talento para a liderança, a autonomia, a inovação, entre outras questões que vamos explorar nos próximos tópicos.
Quais são as 8 habilidades profissionais mais valiosas?
Investir em uma excelente formação de ensino superior, aprofundar os seus conhecimentos em outro idioma e ter uma boa experiência no currículo são alguns fatores importantes para quem sonha em conquistar um emprego de destaque.
Contudo, se a sua ideia é ir cada vez mais além, vale trabalhar para que as suas habilidades profissionais sejam introduzidas em sua vida corporativa. Agora, saiba quais são as principais e comece a se desenvolver.
1. Iniciativa
É uma aptidão que tem como objetivo colocar as melhores ideias em prática — de um jeito ágil e com inovação. Quando um profissional apresenta esse tipo de habilidade, é comum que ele passe a pensar em soluções antes mesmo de um problema aparecer.
Quando isso acontece, o mesmo indivíduo consegue agir com rapidez, impedindo que o cenário se agrave. Caso queira potencializar essa característica em seu perfil, vale adotar certas atitudes:
- oferecer ajuda sempre que uma situação difícil aparecer;
- pensar no coletivo e buscar boas soluções para todos os setores envolvidos;
- desenvolver aptidões que estão ligadas à iniciativa, como analisar o custo-benefício de um projeto;
- delegar as tarefas de modo correto, saber quais são as suas prioridades etc.
2. Flexibilidade
Diz respeito à capacidade de se adaptar e responder de maneira eficaz a diferentes situações da rotina. Trata-se da competência de mudar planejamentos ou estratégias de um jeito rápido, segundo as necessidades do momento.
Os profissionais mais flexíveis são aqueles que demonstram aptidão para aprender novas competências, lidar com mudanças e abraçar desafios. Essa flexibilidade não apenas aumenta a resiliência, mas contribui para o crescimento do indivíduo no ambiente corporativo.
3. Liderança
Sem dúvida, essa é uma das habilidades profissionais mais procuradas do momento, principalmente entre os indivíduos que ocupam ou desejam ocupar cargos de gestão, como coordenadores e gerentes. O motivo? A liderança nada mais é do que a união de todas as aptidões necessárias para formar um profissional de sucesso.
Um líder completo é aquele que consegue se comunicar, está sempre disposto a auxiliar os seus colegas de trabalho, consegue agir de maneira diplomática e até apresenta excelente flexibilidade, sempre se adaptando aos desafios do dia a dia.
Com todas essas questões, é natural que essa pessoa tenha o perfil correto para assumir mais responsabilidade e, com isso, trabalhar em um prestigiado cargo de liderança.
4. Trabalho em equipe
Vamos falar a verdade? Vez ou outra, é comum que um profissional se estresse na hora de trabalhar junto ao seu time. Até porque, lidar com indivíduos de outras personalidades pode, sim, ser algo complicado. Entretanto, trata-se de uma atividade necessária, essencial para ajudar no desenvolvimento dos seres humanos.
Por essas e outras, não é raro encontrar recrutadores que, durante uma entrevista de emprego, questionam o candidato sobre essa habilidade profissional. Então, se a sua ideia é alcançar o sucesso, não pense duas vezes e comece a aprimorar essa aptidão.
Para tanto, é necessário investir na tolerância, entendendo o ritmo do outro e compreendendo que cada um tem o seu modo de executar uma tarefa. Com o trabalho em equipe, ainda conseguimos trocar informações enriquecedoras, aprendendo com o próximo e unindo forças para conquistar um objetivo em comum. Pense nisso!
5. Autonomia
Também conhecida como autogestão, essa é uma competência que não deve ser ignorada. Estamos falando da habilidade que um profissional tem de conseguir gerenciar as suas próprias tarefas, sem que seja necessário sofrer cobranças ou avisos constantes de seus superiores.
Aliás, uma boa medida para desenvolver a autonomia é saber se comunicar de um modo efetivo com o restante do time. Ademais, é essencial fugir da procrastinação para que, de fato, você consiga se organizar da melhor maneira possível.
Dica: o funcionário que tem uma postura autônoma e, logo, consegue se autogerir, também terá facilidade para liderar o outro. Portanto, essa é uma das habilidades profissionais mais valiosas e que facilita consideravelmente a construção de uma boa carreira.
6. Visão de mercado
Essa é uma característica constante entre aqueles profissionais que se preocupam em estar sempre por dentro das tendências. Ainda, sabem exatamente onde a sua organização está e para onde ela está caminhando, prevendo, assim, os possíveis cenários de acordo com certas tomadas de decisão.
Logo, quem apresenta uma boa visão de mercado tende a ter um faro aguçado e facilidade para identificar os melhores trajetos a serem seguidos em diferentes circunstâncias.
Quer descobrir como treinar essa aptidão? O segredo é começar a desenvolver a sua curiosidade lendo bons livros, revistas ou jornais de sua área de atuação. Ademais, fazer análises comparativas, de diferentes períodos, sobre o setor também é uma prática supervaliosa.
7. Inovação
Além de ter as habilidades profissionais voltadas para a análise de resultados e amplo conhecimento técnico, é interessante saber como resolver diferentes conflitos de um jeito criativo.
Para isso, o ideal é aprimorar a sua capacidade de inovação. O profissional que consegue realizar esse processo é aquele que está sempre levando ideias diferentes para a sua equipe. Além disso, ele sente prazer em compartilhar aprendizados, espalhando bom conhecimento com todos ao seu redor.
E não se engane: a inovação não é uma competência que deve estar presente somente entre aqueles que trabalham na área criativa, mas sim, algo constante em nossa rotina e que possa ser utilizado a qualquer momento.
8. Atitude de dono
Essa é uma competência que está ligada à mentalidade e atitude de assumir responsabilidade semelhante a de um proprietário em relação às tarefas e projetos de uma empresa.
Em linhas gerais, é aquele profissional que age como se o sucesso da empresa dependesse diretamente de seu próprio esforço, tomando iniciativas proativas, sendo consciente dos detalhes e buscando constantemente evoluir.
Ter uma atitude de dono demonstra um engajamento constante, senso de pertencimento e dedicação em prol dos objetivos da companhia. Assim, esse funcionário conseguirá contribuir para um ambiente de trabalho muito mais eficiente e pronto para alcançar as suas metas. Demais, não é?
Como vimos ao longo desta leitura exclusiva, as habilidades profissionais são altamente valiosas, não apenas para a empresa na qual o funcionário vai atuar, mas especialmente para o nosso crescimento pessoal. Com elas, conseguimos superar as expectativas, lidar melhor com a adversidade e estar preparados para qualquer desafio.