10 filmes motivacionais aos quais todo estudante deveria assistir

SUMÁRIO

Manter uma rotina intensa de estudos não é fácil e, muitas vezes, nós nos vemos inclinados a desistir no meio do caminho. O conteúdo a ser aprendido, geralmente, é extenso; e o tempo para absorvê-lo integralmente, bem curto. Além disso, é superimportante não se esquecer de que descanso e diversão também são extremamente necessários. Então, o que seria mais vantajoso do que aproveitar os seus momentos de lazer e assistir a filmes motivacionais? Você já pensou nisso?

É bastante comum — principalmente hoje em dia, em que tudo se tornou mais acessível — que músicas, filmes, séries e programas de TV se revelem incríveis “companhias” para esvaziar a mente. Afinal, frequentemente, os estudantes ficam cansados diante do alto volume de leituras, por exemplo.

Pensando nisso, nós selecionamos 10 sugestões que vão garantir entretenimento e, ao mesmo tempo, darão ânimo e força para que você continue firme rumo aos seus objetivos! Vamos às próximas linhas?!

Por que assistir a filmes motivacionais?

Nem só as experiências que vivemos no dia a dia ajudam a construir a nossa personalidade. Histórias reais ou fictícias representadas nas telas também podem cumprir muito bem esse papel. Você já ouviu a famosa frase de Aristóteles que afirma que “A arte imita a vida”?! Pois é!

Os filmes motivacionais atendem às mais variadas preferências, e você pode escolhê-los de acordo com os seus interesses. Há alternativas mais ou menos dramáticas, que envolvem (ou não) suspense e que, inclusive, abordam temáticas específicas, como o empreendedorismo ou a superação de uma doença rara.

O fato é que — independentemente do contexto — perceber as emoções do enredo e refletir acerca das questões apresentadas é o que favorece a motivação de quem está assistindo às produções. Aliás, muitas vezes, as obras ajudam a nutrir uma perspectiva mais positiva para o enfrentamento dos problemas cotidianos, como os desafios que os jovens têm de superar no mercado de trabalho.

Afinal, determinados sentimentos, como insegurança e desânimo, tornam-se presentes em diversos momentos da vida. Portanto, os filmes motivacionais tendem a ser mais do que uma mera companhia agradável, já que estimulam a sua força de vontade. Cercar-se de boas referências sempre é uma ótima pedida para se inspirar!

Quais são os 10 filmes motivacionais aos quais os estudantes devem assistir?

Com a facilidade de acesso oferecida pelas plataformas de streaming, por exemplo, ficou ainda mais prático incluir na sua rotina um tempo para assistir a filmes. Inclusive, você pode inserir, no seu plano de estudos, um intervalo para relaxar enquanto acompanha uma história inspiradora. Vamos conferir a lista de recomendações? Prepare a pipoca e dê o play!

1. Sociedade dos Poetas Mortos (1990)

Encabeçando a nossa lista de filmes motivacionais, essa história se passa em uma escola tradicional dos Estados Unidos, no ano de 1959. O enredo retrata um professor de Literatura — interpretado por Robin Williams — que tem um método inovador de ensinar, estimulando os alunos a pensarem por conta própria.

A Instituição de Ensino seguia determinados valores, como honra, disciplina e excelência, mas o docente John apresenta a ideia de criar uma “Sociedade dos Poetas Mortos”. A base da sua metodologia é composta pela poesia e pela busca dos sonhos, o que encanta os estudantes e acaba por impactar a vida de cada um deles.

A “Sociedade dos Poetas Mortos” é uma produção de temática estudantil, mas que serve de inspiração para a vida de qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, tanto pela motivação do professor quanto pelas lições de autoconhecimento e de coragem transmitidas aos jovens alunos! Aliás, a obra se tornou um clássico dos cinemas, sabia?!

2. Coach Carter – Treino para a Vida (2005)

Interpretada por Samuel L. Jackson, a estrela desse filme (Ken Carter) é o dono de uma loja de artigos esportivos que passa a ser o treinador de basquete de uma escola situada em uma área pobre da cidade. De maneira bem rígida, o treinador Carter impõe regras de desempenho escolar e de comportamento social para que os alunos possam participar do time, o que causa bastante resistência por parte dos jovens.

O rendimento dos estudantes oscila, de modo que o treinador tem que tomar uma decisão drástica para mudar essa situação desfavorável. A jornada de autoconhecimento retratada na obra é uma verdadeira lição para a vida — dentro ou fora do âmbito esportivo —, sendo impulsionada pela liderança e pela confiança do treinador. É realmente inspirador acompanhar o desenrolar dessa história!

3. À Procura da Felicidade (2006)

Mais um dos melhores filmes motivacionais para os estudantes, “À Procura da Felicidade” traz a história de um pai de família — Chris Gardner (interpretado por Will Smith) — abandonado pela esposa e que não suporta mais passar por dificuldades financeiras. Além disso, o personagem se vê sozinho com o filho de cinco anos, Christopher.

Com muita luta e passando por inúmeros obstáculos e adversidades, ele se esforça para manter a esperança de que dias melhores virão, enquanto tenta amenizar a situação para o seu filho pequeno. O pai é um verdadeiro exemplo de persistência, e alguns diálogos do roteiro servem de lição, como a frase marcante “Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho, tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa, corra atrás”.

A confiança e as expectativas que o menino deposita no pai renovam constantemente as suas forças para superar os desafios. Todo o conjunto da narrativa garante uma obra cinematográfica superemocionante e que faz valer a pena cada minuto até chegar ao desfecho da história.

4. Whiplash: Em Busca da Perfeição (2014)

O filme retrata um jovem músico que deseja ser renomado e se tornar o melhor baterista da própria geração. Com muito trabalho árduo, Andrew chama a atenção de um maestro e entra para a orquestra principal do conservatório da maior escola de música dos EUA.

No entanto, o maestro Terence é abusivo e impiedoso com as suas exigências e o seu método de ensino, fazendo com que o sonho de Andrew se torne uma obsessão e comprometendo as suas relações familiares e amorosas. Estamos falando de uma produção indicada a várias premiações e que mostra um ponto de vista diferente sobre determinação e persistência perante a busca dos próprios objetivos. Vale muito a pena inseri-la na sua lista de filmes motivacionais!

5. Corrida para Lugar Nenhum (2010)

O longa é um documentário que conta um pouco os traumas psicológicos de crianças e de jovens norte-americanos que foram pressionados pelas escolas e pelas suas famílias para serem extremamente bem-sucedidos. Nesse cenário — bastante comum nos Estados Unidos, inclusive —, a competitividade levada ao extremo faz com que os estudantes encarem sérias consequências, desde doenças relacionadas ao estresse e à depressão até a ida desmotivada para a universidade.

Com a produção, vemos que, apesar de os estudos serem, sim, superimportantes, também é indispensável impor alguns limites e aproveitar a juventude. Do contrário, o resultado de todo o esforço empregado pode ser justamente o oposto do que esperávamos!

Acompanhar o desenrolar da obra é bacana porque se torna possível perceber que, em meio a tantos desafios encontrados pelos estudantes, que, por exemplo, vêm se preparando para o vestibular ou para uma prova de concurso, é preciso manter o foco nos objetivos e na importância de alcançá-los, mas sempre de maneira planejada e consciente. O equilíbrio é essencial!

6. Estrelas Além do Tempo (2016)

Integrando a nossa lista de filmes motivacionais para os estudantes, “Estrelas Além do Tempo” é uma obra que se passa no ano de 1961, em pleno cenário da Guerra Fria. Os EUA e a União Soviética disputavam a supremacia mundial em diversas áreas — incluindo a corrida espacial.

Em especial, o enredo aborda a questão racial dentro da NASA, a agência especial norte-americana. O preconceito contra as funcionárias negras é evidenciado por meio das personagens Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe).

Na história, Katherine conquista uma promoção devido à sua competência e passa a fazer parte de um grupo que cuidava do projeto de lançamento de um astronauta ao espaço. Contudo, ela enfrenta problemas diariamente, como a falta de um banheiro para o seu uso no prédio onde atua.

As suas amigas também sofrem com a descredibilização, mas todas decidem usar essas dificuldades como motivação para evoluírem ainda mais. Então, vemos que elas não se diminuem pela própria cor e mostram toda a sua força, quebrando as barreiras do racismo. A produção é inspiradora e vale (mesmo!) o seu tempo!

7. Fome de Poder (2017)

Com o título original em inglês “The Founder”, o filme narra a história da rede de fast food mais popular do mundo: o McDonald’s. A sua inspiração é o livro biográfico de Ray Kroc, o grande responsável por impulsionar a marca — e que não é o seu fundador. Para quem não sabe, Richard e Maurice McDonald formam a dupla de irmãos que criou a empresa.

Apesar de ser voltada para lições de empreendedorismo, um ponto superinteressante da obra é que várias polêmicas são apresentadas diante das decisões que Ray toma ao longo da sua trajetória. Vemos que os irmãos McDonald foram um tanto quanto ingênuos nas negociações, de modo que passaram a ter apenas 0,5% da companhia que criaram. No fim, em razão da sua obstinação em fazer o empreendimento dar certo, observamos como o empresário da dupla trapaceou.

O desenvolvimento do enredo é bastante intrigante, mostrando que nem sempre uma história de sucesso é construída apenas de boas vivências. Um dos aspectos que ficam evidentes, porém, é a importância da determinação para alcançar os resultados desejados; algo que podemos aproveitar como uma inspiração para a vida, concorda?!

8. O Menino que Descobriu o Vento (2019)

Também parte da nossa lista de filmes motivacionais que os estudantes não devem deixar de assistir, a obra “O Menino que Descobriu o Vento” retrata a história de vida de William Kamkwamba. O enredo traz a trajetória de um jovem que passa por diversas adversidades e consegue garantir um futuro melhor para a sua comunidade.

Tudo acontece no Malauí, um pequeno país da África onde as pessoas enfrentam inúmeras dificuldades, como a fome, a pobreza e a falta de acesso a recursos básicos. O protagonista vive em uma pequena aldeia com a sua família, tendo a agricultura como fonte de renda. A narrativa começa com uma grande seca na região que afeta toda a população.

A situação se torna desesperadora, mas a personalidade determinada de William faz tudo mudar. A sua curiosidade e a sua vontade de aprender o fazem ir até a biblioteca local para começar a ler sobre energia eólica. Então, motivado pelo conhecimento dessa tecnologia, ele decide construir um moinho de vento a partir de materiais reciclados, enfrentando a descrença das pessoas à sua volta.

O resultado é uma solução que bombeia água e gera energia elétrica para a sua comunidade, melhorando a qualidade de vida de todos. Além disso, quem o acompanha é motivado pelo menino, e outros moradores conseguem pensar em soluções para os problemas que vivenciam.

A produção traz um grande exemplo de como temos o potencial de fazer a diferença e mostra a relevância de lutar pelos nossos sonhos, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis.

9. Green Book – Um Guia para a Vida (2018)

Assistir a esse filme é acompanhar a viagem de Don Shirley (Mahershala Ali) e Tony Vallelonga (Viggo Mortensen) pelo sul dos EUA em uma época em que a segregação racial era intensa. Aliás, o nome faz referência ao guia de viagens que mostrava para os afro-americanos os estabelecimentos onde eles seriam aceitos, como hotéis e restaurantes.

Enquanto Shirley é um pianista refinado, Vallelonga é um italiano autêntico e simplório. Ao longo da estrada, eles criam uma amizade e superam preconceitos. O “selo” de história real é usado apenas para chamar a atenção do público, já que não se trata de um roteiro totalmente verídico.

O ponto central envolve a percepção do modo como dois personagens tão diferentes começam a conviver e estabelecem uma relação bonita, o que serve como uma crítica contra discriminações que são tão comuns na nossa sociedade. A produção mostra como o ser humano pode superar barreiras e destaca a importância de se conectar com o outro, ainda que as realidades vividas sejam distintas.

10. Uma Linda Vida (2023)

O mais recente dos títulos é uma produção dinamarquesa que retrata uma história emocionante, movida a esperança. A jornada do protagonista não é fácil, mas as adversidades são exatamente os elementos que trazem um tom realista ao filme, abordando dilemas que muitas pessoas vivem todos os dias.

A produção consegue ser leve, apesar das questões emocionais apresentadas, misturando drama, romance e, claro, muita música. “Uma Linda Vida” foca a trajetória de Elliott, um simples pescador que acaba se tornando uma sensação musical ao tentar ajudar o seu amigo, Oliver. Ele descobre o seu talento para cantar e vê a sua vida mudar completamente quando um produtor o conhece.

Ao longo da narrativa, porém, ele precisa lidar com o dilema entre buscar uma carreira de sucesso na música e seguir com a sua antiga vida na pesca. Além disso, alguns traumas do passado aparecem, e a insegurança passa a ser companheira de Elliott. Vale a pena acompanhar o desenrolar dessa história!

Agora que você já conferiu várias sugestões de filmes motivacionais para os estudantes, comece pelas produções que parecem mais interessantes e curta os seus momentos de lazer de uma forma diferente. Aproveite o que cada história pode oferecer de inspiração para você!

E aí? Gostou da nossa seleção de filmes motivacionais para quem está estudando e perseguindo os próprios objetivos? Então, aproveitando o gancho, confira mais um post do nosso blog, em que explicamos o que é graduação, e descubra por que se qualificar fará toda a diferença na sua jornada rumo ao sucesso. Vamos lá!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados