Como apresentar trabalho na faculdade: 13 dicas imperdíveis

SUMÁRIO

Descobrir como apresentar trabalhos na faculdade da melhor forma pode representar um grande desafio para muitos estudantes. Seja em razão da timidez, seja devido à insegurança acadêmica, é bastante comum encontrar discentes que verdadeiramente temem esse momento inevitável na vida de qualquer universitário.

Diante disso, o que fazer para contornar essa realidade e conseguir apresentar os trabalhos com mais confiança? Quais são as estratégias que podem ser usadas por quem precisa melhorar o seu desempenho nessas horas? Este post traz as respostas para você!

Continue lendo para conferir diversas dicas-chave sobre como apresentar trabalhos na faculdade e veja como ter uma incrível performance nesse momento, vencendo o medo e a hesitação de falar na frente dos colegas de turma e do corpo docente. Vamos lá!

1. Estude bem o assunto

Essa é a regra básica de quem quer vencer o medo de apresentar um trabalho universitário. Muitas vezes, esse receio decorre do fato de que você teme não dominar bem o assunto, ter um “branco” em frente à classe, precisar responder a perguntas sobre tópicos que não estudou e/ou não domina etc.

É por essa razão que é tão importante se preparar para fazer uma apresentação de qualidade. Então, é interessante elaborar um plano de estudos com o intuito de rever o tema abordado e vá muito além do que será apresentado oralmente e por escrito. Afinal, colegas e professores podem levantar questionamentos que fogem do seu roteiro.

Além disso, se você tiver uma bagagem de conhecimento maior, sentirá muito mais segurança por conhecer a fundo o assunto que está em pauta. Inclusive, esse domínio vai ajudá-lo a manter a firmeza dos argumentos e da apresentação como um todo.

2. Seja você mesmo

Sob nenhuma hipótese, tente representar um personagem ou fazer uma apresentação que não tenha a ver com suas características. É comum que as pessoas tentem ser engraçadas ou explicar determinadas temáticas de uma maneira que não é típica delas. Evite assumir esse tipo de postura.

Saiba que é natural ter inseguranças e que não é um demérito não saber um assunto excessivamente específico e que até foge do escopo do tópico abordado. Essas situações são perfeitamente normais e acontecem com qualquer universitário.

Para evitá-las, porém, uma boa pedida envolve aprender a escolher uma metodologia de apresentação que seja adequada à sua personalidade, e não àquilo que esperam de você. Além disso, tente ao máximo falar com naturalidade, como se você estivesse explicando seu assunto favorito para um amigo.

3. Ensaie a apresentação

Boas apresentações são ensaiadas. Contudo, é superimportante destacar que isso não significa decorar um texto, até porque essa pode ser uma estratégia bem perigosa, viu?! Afinal, devido ao nervosismo inerente a essas ocasiões, é muito fácil esquecer alguns pontos relevantes na hora da apresentação.

Então, em vez disso, procure ensaiar em voz alta os tópicos ou o roteiro do assunto que será desenvolvido. Seja em grupo ou de maneira individual. Essa é uma medida que vai ajudá-lo a memorizar melhor o conteúdo, a cronometrar o tempo exato de apresentação e até a se familiarizar com os termos utilizados.

4. Use recursos audiovisuais

Os recursos audiovisuais são muito úteis para quem tem receio de apresentar trabalhos acadêmicos. Primeiro, pois eles tendem a desviar foco da atenção. Sejam slides; vídeos, ou um quadro que você esteja usando. E, segundo, porque eles tornam sua “performance” mais interessante para os colegas de sala de aula.

Para conduzir uma apresentação exclusivamente oral e que seja verdadeiramente engajadora, é preciso ter bastante experiência, bem como selecionar um assunto que prenda a atenção dos ouvintes. E nós sabemos que nem todo trabalho acadêmico envolve temas assim. Por isso, é válido saber utilizar outros recursos.

5. Olhe para o público

Para muita gente, a ideia de apresentar um trabalho na faculdade olhando para o público parece inviável. É o seu caso? Então, saiba que um recurso pode ser justamente fazer contato visual com os ouvintes.

A iniciativa pode parecer muito difícil para quem se sente inseguro ao falar diretamente com uma plateia. Porém, é uma forma válida de desenvolver mais confiança acerca do que se está falando. Inclusive, uma excelente pedida é focar os amigos e os colegas que oferecem apoio.

Além de evitar aquela impressão de que se está falando para o teto da sala de aula, essa estratégia transmitirá mais firmeza nas palavras ditas. Embora possa acontecer de estabelecer contato visual com alguém que esteja disperso durante a apresentação, não é difícil evitar essas pessoas e dar continuidade à argumentação. Basta desviar o olhar e voltá-lo para quem está prestando atenção ao que é dito.

6. Observe a apresentação de outras pessoas

Treine o olhar para observar como colegas e professores conduzem as apresentações que fazem. Acredite: trata-se de uma boa maneira de aprender as melhores (e piores) estratégias que poderão ser aplicadas quando for o seu momento.

Alguns docentes costumam prender a atenção da turma por meio de perguntas e pelo incentivo à participação dos alunos. Outros mantêm as apresentações bem-sucedidas recorrendo ao desenvolvimento de um bom conteúdo e ao emprego de recursos audiovisuais. Avalie o que faz mais sentido para você e coloque em prática.

7. Não leia os tópicos da apresentação

Fazer isso é uma ideia não tão boa, viu?! No entanto, muitas pessoas que têm problemas com a timidez acabam por adotar essa tática. Ainda que sem planejar fazê-lo, por conta do nervosismo que aparece nessas ocasiões.

O problema é que essa é uma maneira errada de lidar com a vergonha, já que a apresentação tende a ficar monótona. Além disso, sua avaliação de desempenho talvez seja pior.

Portanto, para evitar esses resultados, em vez de textos, aposte em slides com imagens. E insira tópicos sobre os quais você deve falar durante as apresentações. Dessa forma, você vai utilizar os recursos audiovisuais que sugerimos para desviar o foco dos ouvintes e terá esse suporte com informações que o ajudarão a lembrar o conteúdo que precisa ser explanado.

8. Não tente decorar tudo

Essa é outra estratégia que pode colocá-lo em uma situação desconfortável. Existe quem acredite que não há como apresentar trabalhos na faculdade e lembrar todo o conteúdo sem decorá-lo.

Entretanto, recorrer a essa medida pode ser perigoso. Afinal, se você já for uma pessoa tímida, provavelmente, terá que lidar com o receio de ter um “branco”, com a hesitação ao falar e/ou com uma grande insegurança quando começar a apresentação.

Em casos assim, ter um texto todo decorado aumenta as chances de que você esqueça o que tem a dizer. Além disso, ainda que você não esqueça por completo aquilo que decorou, o seu discurso dificilmente soará natural, como uma fala normal, parecendo “engessado”.

Portanto, como sugerimos, é válido ter o suporte de slides para recordar os tópicos a serem trabalhados. Já em relação ao tema da apresentação, é recomendável que você realmente entenda aquilo que precisa ser abordado.

Lembre-se de que o intuito do trabalho acadêmico é possibilitar a aquisição e a expansão de conhecimentos. Então, procure aprender o conteúdo, pois, ao fazê-lo, você só precisará transmitir aquilo que já domina.

9. Capriche na abordagem não verbal

A influência das características pessoais na hora da apresentação também diz muito sobre você e acerca de inseguranças e temores. Pessoas mais tímidas, por exemplo, costumam desenvolver gestos repetitivos (os famosos “cacoetes”) na hora da apresentação, como mexer no cabelo, balançar as mãos, coçar o nariz etc.

A questão é que a gesticulação excessiva “entrega” seu nervosismo e compromete a atenção da audiência naquilo que você quer dizer. Por isso, procure evitar ao máximo deixar a sua tensão transparecer por meio dessas condutas.

É bem comum que as pessoas tenham dificuldade em saber o que fazer com as próprias mãos enquanto argumentam, por exemplo. Onde colocá-las e/ou como posicioná-las da maneira ideal? Pois é!

Bem, caso você se identifique com esse problema, uma dica válida é segurar uma caneta. Por incrível que pareça, o objeto ajuda a controlar o nervosismo e a manter uma postura mais confiante.

10. Pratique bastante

Isso significa aproveitar ao máximo as oportunidades que você tem para superar a timidez de falar em público. Por exemplo, não hesitando em fazer perguntas no meio da aula.

Responder aos questionamentos levantados pelos professores, sem ter medo de errar ou de expor dúvidas, também é uma excelente forma de praticar para conduzir boas apresentações acadêmicas. O intuito é justamente se tornar vulnerável a essas situações em que você recebe a atenção das pessoas para se sentir mais à vontade sob o olhar delas posteriormente.

11. Estude sobre a oratória

Você sabia que a oratória é uma habilidade? Sendo assim, ela também pode ser aprendida, praticada e aprimorada. Acredite: os grandes palestrantes nem sempre nascem com o dom da comunicação, mas desenvolvem essa competência por meio de estudos e treinamentos.

Portanto, você pode aprender como apresentar trabalhos na faculdade de forma muito mais envolvente, persuasiva e impactante estudando um pouco sobre a oratória. A intenção é dominar:

  • técnicas de interação com o público;
  • maneiras como se deve falar;
  • formas de se posicionar;
  • modos de manter a postura;
  • como desenvolver uma comunicação mais natural e fluida;
  • entre outras táticas para vencer o nervosismo e a timidez.

12. Pegue dicas com os veteranos

Mais uma incrível pedida envolve conversar com quem já tem bastante experiência para aprender algo novo. Então, lembre-se de que os veteranos também já tiveram dúvidas sobre como apresentar trabalhos na faculdade, mas superaram os receios dessa etapa e, agora, podem ajudá-lo.

Nesse sentido, que tal bater um papo com eles para pegar algumas dicas em relação ao conteúdo e ao modo como você pode apresentá-lo de uma forma mais prática e dinâmica? Aproveite e veja também o que eles têm a dizer a respeito do comportamento, da postura e do posicionamento na hora de fazer a apresentação.

Assim, você poderá aproveitar os acertos desses estudantes e aprender com os erros que eles cometeram, entendendo aquilo que precisa ser evitado.

13. Peça orientação para o professor

Ninguém melhor do que o corpo docente para instruir os alunos sobre como apresentar trabalhos na faculdade, concorda? Afinal, os professores podem dizer a você o que é esperado dos estudantes nesse momento, ajudando-o a elaborar uma apresentação que possa ser trabalhada de acordo com essas expectativas.

A propósito, a função do docente não é somente transmitir conhecimentos. Ele está ali para auxiliar os alunos no desenvolvimento e na formação como um todo.

Portanto, a apresentação de trabalhos universitários também entra nessa lista. Por isso, não tenha medo de perguntar e de pedir instruções. Essa iniciativa demonstra sua vontade de ter um bom desempenho e o esforço em se tornar cada vez melhor.

Por fim, com o tempo — e com a prática, é claro —, você vai aprender mais sobre como apresentar trabalhos na faculdade, ganhando experiência e tornando suas manifestações em público cada vez mais naturais. Assim, você chegará ao mercado de trabalho com mais preparo, desenvoltura e competência para encarar outros desafios que exigem uma boa capacidade de comunicação com confiança e segurança.

Aprender a falar em público é superimportante porque ajuda no desenvolvimento de suas habilidades. Agora, já que estamos falando sobre isso, confira o nosso outro post com algumas informações relevantes sobre hard skills e soft skills.

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados