A Black Friday para Faculdade está chegando! Todo ano, no mês de novembro, os consumidores aproveitam a temporada de ofertas em diferentes setores do mercado. E, como não poderia ser diferente, o universo educacional também resolveu aderir às promoções e oferecer oportunidades incríveis para aqueles que desejam ingressar em uma formação de qualidade.
Porém, será que você sabe como encontrar boas opções de cursos para alavancar de vez sua trajetória profissional? Antes de observar somente os descontos imbatíveis, existem outros cuidados que devem ser considerados, garantindo assim que o investimento realmente valha a pena.
Por isso, viemos até aqui para apresentar algumas dicas exclusivas da Black Friday para quem quer fazer Faculdade. Continue de olho neste conteúdo especial e anote as nossas recomendações para você. Vamos lá!
Quanto custa fazer uma faculdade?
Verdade seja dita: antigamente, era muito mais difícil ingressar em uma faculdade no Brasil. Isso porque as universidades públicas tinham menos vagas, enquanto as faculdades privadas não estavam disponíveis em todas as regiões brasileiras.
Hoje em dia, ainda que os brasileiros estejam isentos das mensalidades na maioria das universidades públicas, a verdade é que essa modalidade de estudo pode, sim, acabar gerando gastos altíssimos. Muitas vezes, o investimento começa desde o pagamento de um cursinho pré-vestibular. Já em outros casos, o indivíduo mora longe do polo de ensino, tendo que arcar com as despesas que envolvem aluguel, transporte e alimentação.
Assim, as faculdades particulares surgem como uma solução bastante vantajosa para aqueles que desejam ter uma formação de qualidade, sem precisar se endividar por conta disso.
Aqui, também vale ressaltar que a maioria das instituições de ensino privadas oferecem bolsas de estudos. São programas especiais, que disponibilizam descontos interessantes aos alunos que não têm condições de arcar com os custos integrais dessa formação. Em alguns casos, as bolsas podem até contemplar integralmente o curso .
Seja como for, as universidades particulares no Brasil podem apresentar mensalidades que variam bastante de valor, dependendo do curso escolhido, da modalidade e da região. As graduações de Medicina, por exemplo, apresentam mensalidades que passam dos R$ 4 mil. Em contrapartida, há opções de cursos mais acessíveis, por menos de R$ 200 por mês, como as alternativas EAD.
Em outras palavras, fica difícil dizer, de fato, quanto custa uma faculdade no Brasil, já que esse cálculo depende de muitas questões. Entretanto, uma coisa é fato: existem opções para diferentes públicos, possibilitando que o aluno economize de várias formas.
Como pagar a faculdade particular?
Temos uma boa notícia: existem maneiras de pagar a faculdade sem passar por situações de aperto financeiro. A seguir, contamos quais são as principais delas para você ficar de olho. Veja só!
Programa Universidade para Todos (ProUni)
Criada pelo Ministério da Educação (MEC), essa alternativa oferece aos alunos opções de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com isso, é possível conseguir excelentes descontos nas mensalidades e, desse modo, minimizar ou zerar o valor que será pago pelo curso.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
Temos aqui outra solução interessante para quem deseja realizar um curso de ensino superior. Também desenvolvida pelo MEC, essa alternativa propõe financiar os estudos dos estudantes por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Fora isso, a solução disponibiliza taxas de juros mais baixas, com a possibilidade de serem zeradas para os alunos que apresentam renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa.
Iniciação Científica
Essa é uma dica exclusiva para os alunos que já estão com a graduação em andamento e, ainda assim, querem uma boa oportunidade para arcar com os custos da mensalidade. Nesse caso, os Programas de Iniciação Científica são oportunidades perfeitas para aprimorar os estudos por meio de pesquisas e, com isso, receber um valor pelas atividades realizadas.
Outro diferencial da Iniciação Científica está na possibilidade de descobrir um novo caminho de carreira — que, nesse caso, seria o da pesquisa científica. Caso você goste desse campo de atuação, ainda poderá investir na educação continuada, ingressando em um mestrado ou doutorado assim que finalizar a sua graduação.
Use a Black Friday para investir nos estudos
Essa é uma ótima chance de iniciar no curso dos sonhos. Para encontrar os melhores descontos, a primeira dica é acompanhar o preço do curso desejado desde agora. Isso porque algumas instituições de ensino podem disponibilizar promoções antes mesmo que a temporada de ofertas comece.
Outra indicação é criar uma verdadeira estratégia financeira para economizar na Black Friday se você quer fazer faculdade. O ideal é que o aluno já tenha uma boa reserva de dinheiro para, assim, ir pagando as mensalidades ao longo do curso sem correr o risco de se endividar. Veja também se os descontos ofertados durante os períodos da Black Friday são válidos para todas as parcelas ou somente para as primeiras da graduação escolhida, combinado?
Ainda nessa etapa, tenha em mente qual é o seu orçamento disponível para esse investimento. Caso tenha apenas determinada quantia para arcar com as despesas, procure por formações que caibam em seu bolso. Tudo isso, é claro, sem deixar de conferir a grade curricular da instituição de ensino, bem como o seu reconhecimento junto ao MEC.
Por último, a temporada de Black Friday é excelente para garantir materiais de ensino, até porque você há de concordar: os preços dos livros podem ser bastante altos, e nada como uma boa promoção para poupar dinheiro. Seguindo nessa etapa, lembre-se de sair em busca de materiais escolares e equipamentos eletrônicos que possam ajudar ao longo do ano letivo. Cadernos, mochilas, fones de ouvido, tablets e muitos outros artigos estão nessa lista. Vale a pena!
Como vimos, existem várias maneiras de ingressar em uma boa Universidade para começar a construir uma carreira de sucesso. Daqui em diante, você só precisa procurar atentamente as boas promoções, até encontrar aquela que melhor se encaixa em seu bolso.
Aliás, para começar, aproveite o momento e acesse o site da Universidade São Judas Tadeu. Assim, você encontra bolsas imperdíveis nas graduações mais procuradas. Não perca!