Áreas do Direito: confira as possibilidades de atuação!

SUMÁRIO

Em 1827, a história do ensino jurídico no Brasil começou e foram oficialmente criados os dois primeiros cursos de Direito no país — em São Paulo (SP) e Olinda (PE). Hoje, muitos anos depois, vemos como esse campo evoluiu e uma prova disso é a diversidade de áreas do Direito que existem no mercado.

Além de representarem possíveis focos de estudo e especialização, essas áreas oferecem oportunidades de atuação únicas para profissionais que se dedicam a cada uma delas. Você já ouviu falar de compliance? E sabe o que faz a defensoria pública? Tire dúvidas e aproveite todas as dicas desta leitura que preparamos para você!

Quais são as áreas do Direito?

Algumas possibilidades de atuação no Direito são mais conhecidas, mas a verdade é que elas são tantas que é difícil conhecer todas. Segundo o JusBrasil, existem mais de 50 especialidades diferentes no mercado. Reunimos aqui dicas de áreas que estão em alta e as características principais de cada uma. Confira!

Direito Tributário

Essa é uma vertente bastante tradicional no Direito, que cuida da regulamentação dos tributos cobrados de pessoas físicas e jurídicas. Como sabemos, o Estado impõe cobranças aos seus contribuintes para se manter, e tudo isso acaba gerando dúvidas e até alguns problemas que demandam assistência jurídica.

Por exemplo, empresas buscam pelos melhores regimes de tributação em suas operações, cidadãos lidam com questões relativas ao não pagamento dos valores devidos, entre outras situações que geralmente ficam por conta da Advocacia Tributária.

Há muitos profissionais que prestam consultorias para diversos clientes, assim como aqueles que assumem essa função em empresas. Nessa área, o foco é entender a formação dos tributos, as competências tributárias e a fiscalização de cada modelo.

Direito Digital

Se o Direito é um campo ligado à ordem da sociedade, então é preciso considerar todas as formas de relacionamento entre os indivíduos, certo? Como a tecnologia faz cada vez mais parte da nossa vida, o Direito Digital ganhou muita importância nos últimos tempos.

O objetivo dessa área é normatizar o que acontece nos ambiente digitais, inclusive protegendo as informações que circulam nesses espaços para que as pessoas não sejam prejudicadas. Estamos falando de ataques, roubos, vazamento de dados, entre outros cenários.

Um exemplo real foi a criação da Lei Carolina Dieckmann (nº 12.737/12), que aborda um tipo de crime informático e aplica penas sobre a “invasão de aparelhos eletrônicos, interrupção de serviços digitais ou de conexão, falsificação de documentos ou de cartões de crédito ou débito”. Se você não lembra desse caso, a atriz teve fotos e conversas íntimas usadas contra ela depois de levar seu celular para conserto.

Direito Ambiental

A sustentabilidade é uma tendência global e o meio ambiente passou a ser um ponto de atenção cada vez mais relevante, junto com temas como ESG e aquecimento global. Os profissionais do Direito nessa área ajudam a garantir medidas de preservação ambiental, conciliando os interesses econômicos, sociais e ambientais.

Como assim? Por exemplo, existem regras em cidades litorâneas sobre a construção civil em lugares que atrapalhem o microclima local ou afetem áreas preservadas. Outra curiosidade é que três princípios importantes nesse campo são: a prevenção, a precaução e do poluidor-pagador.

Direito Previdenciário

A Previdência Social é um direito garantido pela seguridade social, sendo uma relação regulamentada juridicamente. Os beneficiários têm direitos e deveres a serem cumpridos, e também vale saber que essa é uma área promissora dentro do Direito com a perspectiva de Reforma da Previdência.

Basicamente, o foco aqui é o amparo fornecido pelo Estado para os segurados e dependentes, em um modelo de solidariedade social. Os cidadãos contribuem através de impostos para custear os pagamentos realizados pelo governo em prol de um bem comum. Então, o trabalho dos especialistas nesse campo é auxiliar as pessoas em questões previdenciárias.

Direito de Compliance

Para quem não sabe o que é compliance jurídico, estamos falando de uma série de práticas que ordenam os processos e reduzem os riscos dentro de uma empresa. E é claro que isso é feito com base na legislação, incluindo fatores trabalhistas, técnicos, tributários etc.

O termo bem do verbo “comply” em inglês, que significa cumprir, obedecer. De forma prática, podemos entender o Direito de Compliance como uma área que ajuda a garantir que as organizações não sofram penalidades por práticas inadequadas ou ilegais.

Contar com esse tipo de assistência jurídica ajuda ainda a ganhar diferenciais competitivos no mercado, além de ter bons resultados em auditorias. Por isso, é um campo que está em alta tanto no setor público quanto privado, e pode ser uma boa indicação para quem gosta de Administração e Direito.

Direito do Consumidor

Produtos e serviços são vendidos a cada segundo no mundo inteiro, o que acaba criando relações jurídicas entre vendedores e consumidores que também são reguladas por leis. Logo, o papel do Direito do Consumidor é assegurar normas de proteção e defesa a esse grupo.

Provavelmente você já ouviu falar do Código de Defesa do Consumidor, que é a principal referência da área. Alguns dos pontos citados por lá são: a exigência de informações claras sobre o que é vendido, a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, a reparação de danos patrimoniais e morais.

Quais são os cargos dentro da área de Direito?

Outra dúvida muito comum sobre o assunto é em relação aos cargos que podem ser ocupados, inclusive para saber qual área do Direito ganha mais. A verdade é que não existe uma única resposta para isso, pois um consultor jurídico pode ganhar muito menos ou bem mais do que um juiz, por exemplo.

Além da carreira como advogado, há outras funções que só podem ser exercidas por profissionais graduados em Direito. Saiba mais sobre elas a seguir!

Promotoria

Os promotores e promotoras são responsáveis por defender os interesses dos cidadãos e do Estado, sendo esse um setor do Ministério Público. Ou seja, a tarefa é basicamente fiscalizar o cumprimento das leis, por isso são conhecidos como “promotores de justiça”.

Quando ocorrem irregularidades como desvio de recursos públicos, a promotoria reúne os documentos que comprovam o crime para que um juiz possa avaliar. Esse é um cargo oferecido a nível municipal, estadual e federal, exigindo a aprovação em concurso público.

Defensoria pública

Os defensores públicos atuam na defesa de pessoas que normalmente não têm condições financeiras de pagar um profissional especializado, até porque um processo jurídico tem seus próprios custos.  

Logo, esses profissionais oferecem assistência e acompanham seus clientes, promovendo “os direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita”. Alguns casos comuns nessa esfera: defesa da criança e do adolescente, conciliação entre partes, violência doméstica, Direito de Família etc.

Magistratura

Essa é uma possibilidade de atuação bastante visada pelos estudantes de Direito. A magistratura é o campo dos juízes, que são os grandes responsáveis pela análise e julgamento de processos jurídicos.

Os salários costumam ser atrativos, mas vale lembrar também que o processos seletivos são concorridos com provas de alto nível de exigência. Fora a parte de avaliação e interpretação dos casos, os magistrados conduzem as sessões dos julgamentos.

Delegacia

Você sabia que todos os delegados são formados em Direito? Essa é uma informação que muita gente não conhece! Eles são encarregados de funções como realizar inquéritos, administrar as ações da polícia que está sob sua supervisão e também realizar a prisão de suspeitos.

O foco aqui nessa área é manter a ordem pública, ajudar a prevenir crimes e estar disponível para responder a emergências. Contudo, existem os delegados de polícia da área civil e da área federal que vão atuar em âmbitos distintos.

Docência

Não podemos esquecer que essa é mais uma das possibilidades de atuação na área do Direito. Nesse caso, o ideal é optar por um curso de mestrado ou especializações focadas nas áreas que você pretende lecionar.

Muitos profissionais constroem uma carreira acadêmica bem-sucedida, e até conciliam essa atividade com consultorias particulares ou a própria advocacia. Se você tem um interesse pelo mercado de educação, não deixe de considerar essa oportunidade!

Como escolher uma das carreiras do Direito?

Diante da diversidade que já sabemos que existe, é natural ter certa dificuldade em escolher qual carreira seguir dentro do Direito. Cada uma delas envolve seus desafios e também pode oferecer vantagens únicas, por isso, selecionamos algumas dicas úteis para ajudar nessa decisão.

Exercite o autoconhecimento

O processo de buscar se conhecer melhor é o primeiro passo para fazer escolhas que tragam satisfação ao longo da vida. Afinal, sabemos que esse também é um fator importante quando falamos de futuro profissional.

O autoconhecimento é uma ferramenta para identificar suas afinidades e preferências. Pensando nisso, olhe para dentro e não somente para o mundo externo. Reflita sobre seus valores, interesses, competências e objetivos pessoais. Você vai ver que essa busca constante contribui para fundamentar as suas escolhas!

Faça uma boa pesquisa de mercado

Explorar o mercado do Direito é outra etapa crucial. Se no tópico anterior falamos de afinidades, aqui o foco está nas oportunidades de trabalho. De nada adianta, por exemplo, se preparar para uma área de atuação que já aponta sinais de declínio, não é mesmo?

Outro ponto é que a escolha de uma profissão muitas vezes está ligada às necessidades financeiras e estilo de vida, como a rotina e o ambiente de trabalho. Isso deve ser levado em consideração, pois ajudará a tomar decisões conectadas com a realidade.

Aproveite para pesquisar as tendências atuais do mercado de trabalho e as possibilidades de especialização dentro do universo jurídico. Algumas áreas podem estar mais saturadas do que outras, o que influencia na demanda por profissionais e também nas perspectivas de salário.

Tente estagiar em diferentes áreas

Os períodos de estágio são experiências valiosas para conhecer de perto diferentes nichos de atuação, permitindo que você reconheça suas habilidades e preferências. As tarefas, desafios e competências exigidas em cada área começam a ficar mais claras quando temos a chance de experimentar a prática efetiva.

Pense no estágio como uma oportunidade para testar suas inclinações, adquirir experiência prática, montar um currículo mais rico e construir uma base sólida para tomar suas próximas decisões.

Entenda as diferenças e identifique um propósito

Ao pesquisar sobre as características das áreas do Direito, você vai perceber que elas são parte de um todo comum ao mesmo tempo em que cada uma requer traços específicos.

Por exemplo, um advogado criminalista precisa exercitar bastante a sua persuasão e estar presente em ambientes como delegacias e penitenciárias. Por sua vez, os ambientalistas normalmente têm uma forte conexão com a natureza, enquanto os dedicados à docência se identificam com a rotina de pesquisa e em sala de aula.

Mais do que uma carreira para ganhar dinheiro e pagar as contas, saber qual o seu propósito faz parte de uma escolha acertada. São as singularidades de cada área que precisam estar claras para que você consiga se encontrar em uma delas!

Como entrar na área de Direito?

A resposta para essa questão é simples e envolve um passo fundamental: concluir a graduação em Direito. Embora existam profissões em que é possível construir uma carreira sem ter um diploma específico, isso não se aplica ao Direito, assim como outras áreas.

Ou seja, se você tem interesse na área, basta avaliar as formas de ingresso e dar o próximo passo! Aqui na São Judas você encontra uma formação completa, com avaliação máxima pelo Ministério da Educação e todo suporte necessário para trilhar uma carreira de sucesso se tornando um profissional de Direito altamente capacitado.

O curso de Direito na São Judas é uma porta de entrada para um futuro promissor! Os professores são super qualificados, com ampla experiência no mercado e conhecimento aprofundado sobre o mundo jurídico. Fora o aprendizado teórico, valorizamos a parte prática e simulações reais para contribuir com a formação dos nossos profissionais.

Desde o primeiro semestre do curso, você vai ser estimulado a desenvolver habilidades essenciais para atuar em qualquer uma das áreas do Direito, como comunicação, negociação e resolução de problemas complexos. Assim, já sai da faculdade com uma bagagem que permite se destacar no mercado.

E aí, que tal começar a construir uma história de sucesso? Saiba mais sobre o nosso curso de Direito e venha para a São Judas!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.