Você quer se tornar médico veterinário e já está mais do que preparado para entrar na faculdade. Afinal, está seguro de que essa carreira é a melhor opção que poderia escolher. Contudo, tem dúvidas sobre as possibilidades de atuação na profissão? Pois saiba que isso acontece (e muito!). Afinal, são diversas as áreas da Medicina Veterinária, o que mostra a versatilidade da categoria.
Neste texto, você vai ficar por dentro de algumas delas, conferir dicas de como escolher a especialidade certa e como identificar características pessoais que podem ajudar nesse processo. Animado para saber mais? Então aproveite a leitura!
Principais áreas da Medicina Veterinária
Essa é uma das categorias profissionais com mais possibilidades de especialização do mercado — e não é exagero dizer isso. Afinal, como mostra o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), existem mais de 80 campos de atuação possíveis para quem se forma nesse ramo. Abaixo, você confere alguns exemplos e onde as oportunidades se concentram. Fique atento!
Clínica de Animais de Companhia
Essa é uma das áreas com maior demanda no mercado, pois é a que atende bichos de estimação em serviços ambulatoriais, hospitalares e clínicos. É o caso de cães, felinos, pequenos roedores, aves, peixes etc. Serviço esse que existe em cidades pequenas, médias e grandes. Muitos veterinários, inclusive, realizam avaliações, prescrevem medicamentos e realizam terapêuticas em domicílio.
Laboratório de Diagnósticos
Aqui o profissional não atua em contato com os animais. Isso porque o local de trabalho dele são os laboratórios, manejando exames de sangue e outros fluidos. Principalmente os especializados em patologia animal e estudo de doenças.
Nesse caso, o objetivo é contribuir no processo de diagnóstico de doenças, avaliação de causas de morte de animais, identificação precoce de quadros epidemiológicos que estejam afetando diferentes localidades etc. Esses serviços costumam atender a demandas de diferentes instituições de saúde, tanto em áreas urbanas quanto rurais, o que torna a área bastante promissora.
Responsabilidade Técnica em Canil
O profissional que escolhe esse ramo se dedica aos serviços de cuidado de saúde, bem-estar e capacidade de procriação de cães de diferentes portes em canis. A oferta de trabalho, no entanto, não se resume às empresas que comercializam raças específicas de cachorros. Muitos médicos também atuam em centros de controle de zoonoses mantidos pelo município que recolhem e tratam animais abandonados.
Algo importante para resguardar esses bichos, prestar a assistência integral em saúde a eles e até mesmo proporcionar a eles novos tutores. Além disso, esse trabalho é essencial para evitar epidemias de doenças que podem ser transmitidas para pessoas por meio do contato com animais de rua.
Professor de Nível Superior
Nessa última área, você atua com docência e atividades universitárias com foco na formação de futuros médicos veterinários. Outra possibilidade é a qualificação profissional daqueles que já são graduados e estão investindo em uma pós-graduação. As oportunidades de trabalho para docentes se concentram em faculdades, centros universitários e universidades — tanto do setor público quanto do setor privado.
Identificando interesses e aptidões
Para além de conhecer as áreas de atuação da Medicina Veterinária, é interessante que você exercite o autoconhecimento. Isso vai ser útil para identificar aspectos pessoais que podem facilitar a sua adaptação e, em particular, afinidade com determinada especialidade A ou B. Abaixo, separamos algumas perguntas que vão ser bastante úteis nesse processo de reflexão e autoanálise. Acompanhe.
- Você tem mais interesse em animais de pequeno, médio ou de grande porte?
- Você se imagina atendendo em clínicas ou hospitais, inclusive em regime de plantão?
- Você pensa em atuar em centros urbanos ou regiões rurais e de agropecuária?
- Você consegue se visualizar tendo um negócio próprio ou trabalhando de maneira autônoma?
- Há alguma espécie de animal que é do seu interesse e com a qual gostaria de ter contato diário?
- Existe alguma atividade particular com a qual você deseja trabalhar (por exemplo, reprodução de animais ou realização de procedimentos cirúrgicos)?
- Você prefere atuar diretamente com animais ou realizar atividades que envolvam contato indireto com eles?
- Trabalhar com pesquisas, análises laboratoriais e/ou investigações criminais são possibilidades interessantes para você a longo prazo?
Dicas para escolher a especialidade certa
Se mais de uma área desperta o seu interesse, não se preocupe. Você pode (e deve) avaliá-las com o tempo, sem se precipitar na sua decisão. Nesse processo, algumas dicas são úteis.
A primeira é: após estudar para passar no Enem, ser aprovado e ingressar no ensino superior, aproveite os estágios supervisionados na graduação para adquirir experiência nesses campos. Vivenciar a rotina de trabalho da área e lidar com as atividades específicas que cada estágio proporciona é a melhor forma de conhecer todos os aspectos da profissão, sejam positivos ou negativos.
A segunda é pesquisar sobre a carga horária das jornadas de atuação, os planos de carreira e as médias salariais de cada campo, comparando os resultados. Isso ajuda a ter um panorama de qual categoria tem mais estabilidade, rentabilidade e empregabilidade.
Já a terceira sugestão é participar de eventos acadêmicos e profissionais voltados para as especialidades com as quais você tem afinidade. Assim, é possível acompanhar as tendências, novidades e perspectivas de crescimento de cada setor, o que permite fazer mais um comparativo entre eles.
Por fim, procure contato com diferentes profissionais dessas áreas. Eles vão contribuir bastante com o seu processo de reflexão e avaliação de qual carreira seguir. Afinal, eles podem compartilhar como foi a entrada no mercado, quais desafios enfrentaram, como foi o processo de se especializar (com uma pós-graduação), como eles enxergam a procura atual pelos serviços que prestam, qual o nível de competitividade do ramo etc.
Como você leu, não faltam áreas da Medicina Veterinária. Isso mostra a importância da área no cuidado da saúde dos animais, na proteção do meio ambiente e na promoção do bem-estar da sociedade. Então, aprofunde-se nas especialidades, aproveite a sua graduação para ter experiências no mercado e realize um exercício de autoconhecimento para identificar possíveis afinidades com um ou mais desses campos.
Saiba mais sobre o curso de Medicina Veterinária e se inscreva no vestibular da Universidade São Judas!