Conheça as principais áreas da Engenharia Civil e qual carreira seguir

SUMÁRIO

Uma das melhores estratégias para alcançar o sucesso na carreira envolve se dedicar a uma atividade que desperta o interesse. Assim, o trabalho se torna muito mais recompensador e estimulante. É por isso que você precisa conhecer as opções de áreas da Engenharia Civil se estiver pensando nessa profissão.

Esse setor de atuação traz muitas alternativas que se alinham a diferentes perfis. Dá para escolher o ambiente de trabalho e o tipo de atividade que será realizada, a fim de trilhar uma carreira exatamente como você espera. Afinal, cada uma das áreas da Engenharia tem as próprias características, e elas podem ser bem distintas entre si.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo porque vamos apresentar para você um panorama geral da faculdade de Engenharia Civil, bem como as áreas dela, e algumas dicas para tomar uma boa decisão na hora de escolher. Venha com a gente!

Como é o curso de Engenharia Civil?

Essa é uma boa opção de faculdade para quem tem um pouco mais de afinidade com Ciências Exatas. Afinal, a Matemática, a Química e a Física são temas importantes na grade curricular do curso de Engenharia Civil.

Essa graduação tem duração de 10 semestres. Ou seja, são cinco anos de estudos para obter o diploma. É possível escolher entre as modalidades EAD, semipresencial, presencial e live. Em todas elas, o título conferido para o formato é o de bacharel.

Ao longo dos semestres, são trabalhados conteúdos teóricos e práticos. Inclusive, é preciso cumprir o estágio obrigatório, que, geralmente, aparece na grade a partir do sétimo semestre.

As matérias podem mudar de uma faculdade para outra, porém, sempre abordando os temas que fazem parte da base curricular solicitada pelo Ministério da Educação. Algumas que o estudante aprende são:

  • Topografia e Geotecnia;
  • Saneamento Básico;
  • Estruturas de Fundações e Contenções;
  • Geologia e Mecânica dos Solos;
  • Estruturas Isostáticas e Hiperestáticas;
  • Análise de Fenômenos Físicos da Natureza;
  • Estruturas de Madeira e Estruturas Metálicas.

Ao longo da faculdade, o estudante também trabalha diversas habilidades, como de gestão de projetos e análise e resolução de problemas, e conhece normas técnicas e regulamentações, além de cálculo geotécnico e estrutural.

Quais são as principais áreas da Engenharia Civil?

Chegou a hora de descobrir quais são as opções para quem escolhe essa carreira. Veja, a seguir, as possibilidades de atuação para o engenheiro civil!

Construção civil

Essa opção está no topo da lista porque, talvez, seja uma das mais conhecidas e tradicionais. Consiste na gestão e na realização de obras, sejam elas residenciais, sejam elas de estrutura urbana, como prédios, escolas, hospitais, empreendimentos, rodovias, e assim por diante.

Portanto, trata-se de uma das áreas da Engenharia Civil que, por si só, traz diversas possibilidades de atuação. Afinal, o profissional consegue atuar de forma autônoma, junto a empresas, empreiteiras e outros mais.

A função inclui projetar, construir e até mesmo reformar. As responsabilidades são muitas, já que cabe ao engenheiro a escolha dos materiais que serão utilizados também, desde a fundação até o acabamento da obra.

Geotecnia

O solo apresenta variações em sua composição e nas suas características. Por isso, antes de iniciar uma obra, é preciso conhecer as condições particulares daquela localização. Esse é o papel desempenhado pelo profissional que se dedica à Geotecnia.

Essa área faz uma análise minuciosa da constituição do solo antes do início de qualquer obra. O objetivo é compreender se existe a possibilidade de seguir com o projeto, ou quais devem ser as abordagens para a garantia do sucesso dele, bem como da segurança e da longevidade da construção.

Estruturas

Não há como negar que a Engenharia Civil requer uma alta precisão na hora de elaborar projetos e executar ações. O papel do especialista que se dedica às estruturas é fazer cálculos sobre o comportamento delas para garantir a estabilidade, a adequação ao solo, a segurança e a longevidade.

Então, são feitas diversas análises que podem ou não exigir a presença do especialista no local da construção. Seja como for, essa é uma atuação de grande responsabilidade e importância porque envolve, principalmente, a fundação das estruturas.

Saneamento

Essa é uma boa opção entre as áreas da Engenharia Civil porque, mesmo em nosso país, falta estrutura para atender a toda a população. O profissional que decide seguir por essa carreira realiza os projetos das obras envolvidas, por exemplo, com a coleta e o tratamento do esgoto e a distribuição de água potável.

No entanto, ele também trabalha com foco em otimizar a coleta e o aterro do lixo. Dessa forma, contribui para a melhor estruturação urbana e a garantia de saúde e qualidade de vida para as pessoas.

Ambiental

Com as constantes discussões sobre sustentabilidade, essa é uma das áreas da Engenharia Civil que podem garantir boas oportunidades. Isso porque quem se dedica a esse ramo tem o importante papel de desenvolver projetos que ajudem a reduzir o impacto ambiental causado pela ação humana.

Isso pode ser feito, por exemplo, pela implementação de novos métodos construtivos, ou pela elaboração de estruturas menos impactantes após a conclusão. O engenheiro também elabora, por exemplo, sistemas para coletar e reutilizar a água das chuvas.

Ainda, ele desenvolve prédios que aproveitam melhor recursos naturais, como luminosidade e ventilação, e apresenta soluções inovadoras, como jardins suspensos, para auxiliar no controle de poluentes.

Como escolher qual carreira seguir?

Além de todas essas áreas da Engenharia Civil que descrevemos, existem outras possibilidades no mercado de trabalho, como:

  • Estradas e transportes;
  • Segurança do trabalho;
  • Hidrologia;
  • Terraplanagem;
  • Portos e vias navegáveis.

O engenheiro pode até mesmo se dedicar ao ensino acadêmico. Mas, diante de tantas possibilidades, como tomar a melhor decisão? Confira, a seguir, algumas dicas para escolher a carreira ideal:

  • durante a faculdade, procure analisar quais temas parecem mais interessantes;
  • pense no tipo de atividade que gostaria de realizar;
  • considere o local de trabalho que parece mais interessante, por exemplo, um escritório ou um canteiro de obras;
  • confira o retorno que aquela área pode trazer e se está de acordo com as suas expectativas de carreira;
  • veja se a profissão escolhida está bem alinhada às realizações e conquistas pessoais que almeja;
  • estude o mercado de trabalho para saber quais são as tendências do setor.

Levando em conta esses aspectos, você conseguirá selecionar as áreas da Engenharia Civil que se alinham melhor ao seu perfil até para seguir com uma especialização. Com isso, fica mais fácil definir com precisão aquela que entrega tudo aquilo que você está buscando em âmbito profissional e pessoal.

Entretanto, não se esqueça de que uma carreira de sucesso começa com a escolha de uma boa faculdade. Você pode fazer o curso de Engenharia Civil na São Judas. Acesse o site para saber mais!

[CTA SIDEBAR] Matrícula

SIDEBAR Matrícula

Assine nossa newsletter e receba atualizações sobre novos cursos gratuitos.

Posts Relacionados