Antes de escolher qualquer curso superior para estudar, é interessante fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho e identificar as oportunidades que podem surgir após a graduação. Para quem está em busca de uma carreira com múltiplas oportunidades no campo da saúde, vale a pena conhecer as áreas da Biomedicina em alta.
Estudar em um curso de Biológicas é uma escolha interessante, uma vez que abre portas para uma infinidade de especializações. A Biomedicina conta com opções modernas, que acompanham as mudanças promovidas pela tecnologia e pelas descobertas científicas, o que oferece boas perspectivas para o futuro.
Neste artigo, saiba quais são as áreas em alta e conheça as melhores oportunidades para os biomédicos!
Como é a área da Biomedicina?
Quem opta por seguir essa profissão está entrando em uma intersecção entre Biologia e Medicina. Desse modo, aprende e trabalha com análises laboratoriais, técnicas de diagnóstico, pesquisas científicas e desenvolvimento de terapias e recursos aplicados na área da saúde.
A Biomedicina se dedica a promover o avançar da Medicina e se debruça sobre estudos que possam trazer resultados e soluções para os cuidados com o bem-estar das pessoas. Por contar com métodos e descobertas inovadoras, com o uso da tecnologia, é considerada uma das profissões do futuro.
Essa é uma área relevante para a sociedade, sobretudo para o campo da saúde, por conta dos estudos sobre o organismo humano e as patologias que podem afetá-lo, como um todo. Desde questões genéticas até procedimentos de reprodução assistida podem ser estudados por um biomédico.
Áreas em alta na Biomedicina: quais as oportunidades e demanda do mercado?
Tendo em vista a relevância do trabalho dessa profissão, o que não faltam são possibilidades de atuação. Em geral, destacam-se os campos com mais chances de inovação e que oferecem mais resultados para mercados em crescimento. A boa notícia é que é possível começar a conhecê-los desde a época de estudos para o Enem.
A seguir, confira alguns exemplos de áreas da Biomedicina que estão em alta e se mostram promissoras para seguir carreira!
Biologia Molecular e Análises Clínicas
Esse é um segmento biomédico que se voltará para a emissão de laudos, a partir de coleta de materiais, processamento por técnicas específicas de Biologia Molecular, análise e interpretação dos resultados. Doenças hematológicas, infecções e transtornos que afetam o sangue podem ser diagnosticados por meio desses métodos.
Nesse campo, podem entrar também os exames de genética humana molecular, envolvendo o DNA, para a realização de testes de genotipagem, paternidade e afins.
Biomedicina Estética
Um biomédico também pode atuar em um dos mercados de trabalho de maior crescimento do mundo, estimado em US$ 127 bilhões. Com o aumento das opções de procedimentos e técnicas invasivas não cirúrgicas, a busca por tratamentos estéticos se intensifica nos mais variados lugares.
A Biomedicina Estética visa o desenvolvimento de métodos qualificados para aplicações de correções a disfunções faciais e corporais, prevenção ao envelhecimento precoce e promoção do bem-estar da pele. O objetivo é priorizar a segurança e a saúde do público que procura serviços diversos, como preenchimentos faciais, peeling, entre outros.
Citologia Oncológica
O crescimento de diagnósticos de câncer é uma realidade em todo o mundo e as estimativas são de que, até o ano de 2050, haja um aumento de 77% dos casos. Diante desse contexto, a importância de exames precisos e de tratamentos eficazes só aumenta, e a Biomedicina também faz esse trabalho.
No caso da Citologia Oncótica, o objetivo é realizar a coleta e a análise de amostras de tecidos com tumores em potencial. Nesse segmento, é possível também desenvolver tratamentos e terapias eficazes para o combate ao crescimento desacelerado de células cancerígenas. Com isso, a área da saúde pode inovar os cuidados com o câncer e promover mais qualidade de vida à população.
Reprodução Humana
O conhecimento em desenvolvimento embrionário e citologia também pode oferecer ao biomédico ótimas chances de trabalhar com a classificação e identificação de células reprodutivas. Com isso, pode contribuir no tratamento e na oferta de recursos para pessoas que desejam ter filhos.
A área de Reprodução Humana é focada em processos embrionários, como a criopreservação de embriões, técnica de Hatching, espermograma, cuidados com bancos seminais, entre outros. O objetivo é promover meios para que mais pessoas possam ter filhos e cuidar da saúde reprodutiva.
Microbiologia
O estudo de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus, também pode ser uma área interessante para um biomédico. Nesse caso, o objetivo é estudar o funcionamento e o metabolismo desses seres vivos para desenvolver métodos de prevenção a infecções ou aplicações biotecnológicas com o aproveitamento de mecanismos microbiológicos.
Vale a pena destacar que um organismo microscópico pode ser um grande aliado ou vilão, a depender do meio em que se encontra e do grau de patogenicidade da espécie. Sendo assim, essa área pode se aplicar em diversos contextos, como produção de alimentos, desenvolvimento de novos recursos e técnicas de assepsia, análises clínicas, entre outros.
Como escolher uma área de atuação na Biomedicina?
Por ser um campo de estudo que se volta para pesquisas em organismos humanos ou de seres vivos que podem interagir com as pessoas, as possibilidades de criação de uma carreira de sucesso são diversas. Para aumentar as chances, vale a pena investir em um nicho de crescimento e boas perspectivas.
Para escolher uma área de atuação em Biomedicina que combine com as expectativas de carreira e preferências, é interessante seguir algumas dicas, como:
- identifique afinidades;
- converse com profissionais do meio;
- analise a faixa salarial;
- conheça os critérios para seguir em cada carreira;
- experimente diferentes opções, com estágios, iniciação científica e workshops, durante o Ensino Superior.
Em geral, são diversas áreas da Biomedicina em alta que podem oferecer caminhos promissores para um profissional que está iniciando a carreira ou fazendo uma transição. Explorar as possibilidades no campo da saúde e ter disposição para construir uma trajetória de sucesso são fatores essenciais para fazer as melhores escolhas desde o Enem!
Este artigo inspirou você a buscar uma vida profissional de destaque? Saiba como montar um plano de carreira eficiente e aumente as chances de alcançar os maiores objetivos!